segunda-feira, 10 de março de 2014

Não sou deputado nem politico!

Dizer-vos que as multidões são insensíveis, é gratuito, que são apressadas e indiferentes, talvez.
Gosto das multidões pacificas e em protesto, também aquela que se instalou no estádio do benfica,
com a águia voando sobre a multidão, ora escapando-se para rumo incerto.
Nas multidões não perco os sentidos que a vida me dá, com histórias e emoções, com gentes nossas que ganham a vida no meio de quem passa e não olha, porque a pressa não deixa ver; e então ouvi em geito de pregão:

"-NÃO SOU POLITICO NEM DEPUTADO, VENDO CACHECÓIS A CINCO EUROS, SÓ AGORA."

Parei e outras pessoas também. Olhei o idoso com admiração; que força e que dignidade para
ganhar uns euros, com chuviscos a molhar o produto da sua sobrevivência.
Posso fazer uma fotografia?
-Pode, pode, respondeu-me.
Como se chama? Perguntei, desejoso de meter conversa com o vendedor de cachecóis.
-Francisco Garcia, tenho 82 anos e venho ver se ganho algum, pois a reforma não dá para nada e tenho que ajudar uma filha e os meus netos. - Não quer um dos muitos que tenho aqui ? Olhe que bonitos!
Claro que quero um, é uma boa recordação, vou levar e colocar na minha barbearia na Cova Gala, disse-lhe em tom satisfeito.
E lá ficou este octogenário, prosseguindo no seu pequeno negócio com grande dignidade, trocando o descanço de Domingo pela esperança duns preciosos euritos. Peguei no cachecol, disse adeus e afastei-me. Ele retomou o pregão, decerto da sua autoria.   -Não sou deputado nem politico, vendo cahecóis...
Gostei daquele momento, e pensei; grande homem! Vou falar nele... E falei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!