terça-feira, 1 de setembro de 2015

Só sei que nada sei...(Sócrates )

Ao recorrer ao sábio filosofo, faço-o por duas simples razões; A primeira por me sentir "grande" junto dos sábios, dá" prestigio" e cagãnça, mas a segunda razão é mais prosaica da minha vulgaridade, ou não fosse o Sr Sócrates, o 44, em Évora, o mestre dos mestres do capitalismo selvagem, a rodear-me das piores mazelas do poderio econômico, estupidamente  desumano e a cair de podre por cá, é a desgraça que temos e que me serve de espanto.
Não vale a pena estarmos com rodeios. O capital é necessário para produzir desenvolvimento e emprego, mas os crimes  que se cometeram por ai, foi tudo, menos estabelecer as regras e a dignidade dos que vivem do seu empenhamento no trabalho, originando verdadeiros abutres que acabaram na triste realidade por provocar os mais graves  problemas sociais e sempre com os mesmos a comerem pela medida maior. o povinho que os leva ao colo.
A verdade é que. quanto mais leio sobre o capitalismo e o marxismo, menos percebo destes mecanismos econômicos, porque ambos bem podem lavar as mãos e os pés. nas suas boas intenções, trazendo no seu ventre os privilegiados do poder, afastando dos seus ricos aposentos e mordomias, enormes franjas de humanos. quantas vezes sem direito a protestar e reduzidos a limitações sociais, que  deveriam envergonhar os proclamados paladinos do bem comum.
Ser ou não ser sábio, o que me resta é uma visão da minha longa luta para sobreviver e a  noção de existir com os que me rodeiam. percebendo agora que a frieza das leituras só me abrem horizontes de opiniões sobre os dois "monstros" que se comem um ao outro. deixando pelo caminho as piores injustiças, preferindo acabar  como iniciei este desabafo,Só sei que nada sei, ou sei o suficiente para não acreditar no Pai Natal, onde o saco está sempre cheio para uns e vazio para outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!