segunda-feira, 30 de maio de 2016

ZÉ VIDAS,80 ANOS DE VIDA COM GRANDE EXEMPLO

Foi o entrevistado desta manhã, na Foz Mondego Rádio 99.1, entre as 10 horas e o meio dia.
Da esquerda.Miguel Machado, Zé Vidas, Antônio Oliveira e João Boia, também colaboradores no Especial Freguesia de Buarcos São Julião, faltando Sansão Coelho, que regressa no dia 1 de Junho 2016, entre as 22,horas e a meia noite.
Zé Vidas, o homem e a vida laboriosa no mar, desde as traineiras, aos dóris na pesca do bacalhau, da fome e da escravatura, onde se perdiam nos intensos nevoeiros, entregues a um destino  para muitos foi a sepultura no mar imenso de vidas sem rumo.
Os cavalos e a PIDE, que perseguiram os pescadores de Buarcos,fugindo para  a Serra da Boa Viagem, porque obrigados nas viagens na pesca do bacalhau, para alguns, foi sempre fresquinho, para os pescadores, de fel e vinagre.
Vem dos tempos das cegadas pela  ruas de Buarcos, também aí perseguidos pelos bons costumes do Estado Novo, Tem um museu em sua casa, onde mostra os utensílios das fainas das pescas, embarcações de vários tipos, que sei eu agora, esperando visitá-lo com tempo, porque são estes homens que nos mostram a sua riquissíma  história  com vida e exemplos.de trabalho.
Conversas do nosso povo, sempre tão úteis de aprendizagem, pois de futilidades não se trata no 99.1, mas sim dos valores sociais, ás vezes esquecidos
O facto é que telefonaram dois ouvintes,um deles entrou em linha, para cumprimentar o Zé Vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!