quinta-feira, 11 de abril de 2013

A MINHA CORRUPCÇÂO COM CHOURIÇOS, (CONFESSO,) NO AEROPORTO DE HAVANA.

Desde sempre fui contra regimes totalitários,( e regressei identificado com um sistema governativo no qual nunca votava.) Se visitei Cuba pela segunda vez, há outras razões suficientes em conhecer a sua cultura e a simpatia de um povo que não tem uma vida fácil, mas canta e sorri com naturalidade, numa bela cidade calorenta mas que recebe a frescura do mar, que bate na celebre Malécon.
Permitam-me reconhecer o apoio da minha mulher que passou  imenso tempo a enfiar os queijos e os chouriços, por dentro das roupas, destinadas á família Milagros, médicos em Matanzas, que vivem com uma media de 12 cuc, mês, cada um!!
Encomenda que me deu água pela barba no aeroporto de Havana, mas já lá irei dizer-vos como chegou a bom porto a encomenda, onde não faltou a pergunta; se dar comer a quem tem fome é crime e os policias sorriram e passei...
Reconhecer ao António Agostinho, que na madrugada de 3 de Abril, ao conduzir-me a Coimbra, por estradas perigosas e inundadas, mostrou a sua solidariedade, Recordar os homens rudes e francos do meu lugar do Casal Novo do Rio, quando um dia me avisaram; Olha rapaz. PRESUNÇÃO EM ÁGUA BENTA CADA UM TOMA A QUE QUER.
Daí que estas mensagens tenham a manifestação da partilha e da razão porque vivo e procuro combater a minha inquieta ignorançia, na aventura e do sonho dela, Desta vez calcorreei avenidas, ruas e cidadelas,( iguais ao nosso casal ventoso),onde os cubanos ainda cagam no buraco, Desta vez dispensei os guias diplomados, destinados a grupos de bem.Desta vez os meus guias foram cubanos que cavam nas ruas com os turistas o seu sustento, estes sim, são a realidade social cubana, que depois nos conduzem ao "patrão", onde compramos charutos e cigarros, recebendo por este trabalho, um documento para comprar comida.Rafael, Dionísio,o Gilberto, que veio ao aeroporto dizer-me adeus , estes sim foram desta vez os meus guias; e quando lhes perguntava onde morava Fidel, respondiam-me ; ninguém sabe , ninguém sabe, tem muitas casas. Poucos gostam de falar de Fidel de Castro, sabem dos perigos que isso representa; tenho casos inacreditaveis, como por exemplo o Rodolfo. Ofereceu-me o serviço do cubataxi. Perguntou-me se era brasileiro, disse-lhe que era português e quis levar a conhecer a casa do Maradona. A policia persegue os cubanos que falam com turistas, não querem que eles comuniquem com turistas!!!!!!!! O Rodolfo desapareceu-me por artes mágicas, ao ver dois policias ali perto. Mais tarde o pobre rapaz a beber uma cerveja comigo, contou-me coisas de pasmar, triste e revoltado com uma policia de estado que persegue cidadãos e os prende, só porque cometem o crime de falar com turistas, Aliás, eu tive mais dois casos deste genero, verdadeiramente chocantes, como estou num pais livre, vou contando a conta gotas.
Havana é um jardim que marca qualquer viajante, com uma arquitectura traçada do colonialismo espanhol, mas severamente degradada.Mas andei por zonas modernas e confortaveis, afinal a cidade é um" vulcão" que nos animou a caminhar e a conhecer por dentro das suas enormes complexidades e interrogações. Um país que deu ao mundo o melhor exemplo na saude e no ensino, por forma gratuita aos seus cidadãos, mergulhou-o ao fim de tantos anos, numa exploração de salários que não
satisfazem as necessidades do dia a dia. Além disso, falar-lhes em subsídios de ferias ou natal, não sabem o que isso é.
As camareiras do Hotel Vedado, são a conformação e confirmação do sistema,dizendo-me  que consumir;só se for os sapatos ou as fardas, pois basta-lhes 260 cuc por mês!!
E já agora façam as vossas contas e como exemplo; eu cambiei 20 euros e trocaram-nos por 24 cuc, o dinheiro cubano, por aqui se pode analisar as dificuldades de um povo sem voz reivindicadora, mas isso será para outra vez, porque em Portugal, não vou preso por dizer estas verdades, o que não me  acontecia em Havana, onde não existe liberdade para manifestarmos opiniões, a menos que sejamos do partido unico, então sim.
Felizes seriamos, comunistas ou não, se pudéssemos pedir ao banco alimentar da Sra Janet, uns contentores de alimentos. Mas volto amanhã com o caso dos chouriços, numa" corrupção" que poderia levar-me á prisão no aeroporto de Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!