segunda-feira, 1 de abril de 2013

HAVANA E VARADERO O TEMPO QUE NÂO VOLTOU.

Esta  minha curiosidade em partilhar contigo a visita que fiz a Cuba,( em 2009,) não tem propósitos políticos ou ideológicos, tão só recordar um povo alegre e comunicativo com as suas musicas de pendor popular, chá-chá -chá, rumba, embora todos saibamos as suas limitações monetárias. Pretendo respeitar as regras e não fazer campanha contra o que quer que seja, apesar de na minha condição de observador, não pretender enganar-me nem a si caro leitor.Simpatias manifestadas em todos os sítios,numa capital que é visitada por 2 milhões e meio de turistas num ano, originando uma entrada de divisas, diria preciosas para a economia cubana. Simpatias naturais dos cubanos foram uma constante, sobretudo quando percebem que os turistas podem ser generosos com os seus pesos, já cambiados para os viajantes. Os cubanos tem uma moeda interna no seu sistema monetário e a outra só serve para os turistas, sendo a disciplina nesta matéria assumida sem pestanejar.! A minha visita aconteceu naquela data já mencionada. agora vamos ver quando e como voltarei a Cuba?Depois de Lisboa e Madrid, aterrar no aeroporto de Havana, a ideia é que mudámos de hábitos , porque nada nos faz recordar os aeroportos europeus.Um aeroporto modesto para receber milhões de turistas por ano, o que não acontece com a partida de Havana. Os espaços são modernos e cómodos, o que não aconteceu com a minha chegada, já que notei que as passadeiras, ou eram demasiado velhas, ou tinham falta de óleo na sua continuada rota de trazer malas e as deixar ali junto dos passageiros, rangendo estranhamente!! Cheguei de noite em 2009 e  meti o nariz em cima do vidro da janela do autocarro, estava em Havana, a pátria de Fidel de Castro e do revolucionário Che, uma curiosidade intensa para quem  não sendo comunista confesso,( mas longe de mim promover o anti-comunismo, vou até onde posso ir!I Interessa-me sim retirar o melhor do sistema e o melhor é a saúde apoiada e gratuita para o povo cubano, enquanto por cá um médico só ler o relatório de um doente, cobra-lhe 65 euros!!!!
No Hotel levei a primeira mensagem da repentina mudança de continentes.Se o Hotel, tinha sido inaugurado por Fidel de Castro, mal fora que a sua fotografia, não se elevasse na entrada, como que a lembrar-me; estás em minha casa, por isso toma juizinho e não venhas para cá com inovações ou práticas ideológicas, porque os estrangeiros são bem recebidos, mas não te metas na nossa vidrinha e das politiquiçes, cá da terra...
Verdade seja que ainda no autocarro, o guia ao saudar a minha presença em Cuba, avisou; Nada de confusões com a policia, pois é muito difícil reaver depois o passaporte, mas eu desejava originar confusões com a policia? Não tive problemas com ninguém e a viagem foi repleta de emoções em Havana e depois Varadero.a estância turística de luxo, onde os cubanos tinham sido proibidos de a frequentar, algum tempo atrás, no dizer do guia, mas fiquei sempre com duvidas sobre o que ele disse? Um guia muito culto que tinha feito em Itália, uma carreira notável, mas voltou a Cuba, a sua terra, com as suas 32 marcas de charutos,mas sempre que podia manifestou-se com reparos velados ao sistema de Fidel de Castro
No dia seguinte, com o guia a passar a sua informação turística,visitei a grande e mítica praça da revolução, onde nos surgiu o revolucionário CHE, cada vez mais perto de nós, á medida que nos aproximávamos, face a uma técnica por mim nunca olhada. Os museus, o café frequentado pelo imortal Eça de Queirós, onde escutei ,( COIMBRA È UMA LIÇÂO,) aos sons de uma orquestra de serviço no café.O escritor foi cônsul em Havana em 1887, e no café uma lápide assiná-la o que foi a sua presença como cliente. Cuba é a cidade mais fascinante da América Latina, quem sabe se algum dia, não escreverei sobre as minhas emoções, numa eventual visita? Quem sabe se um dia não vou cantar-vos o gosto que a Sra estrangeira, tinha pelo rum cubano?
Passava os dias aos tropeções pelo Ressort, até que numa tarde,(bem aviada de rum,(tinha bom gosto,) acabou por cair vestida numa das piscinas!!! Ou trazer-vos então, sei lá quando,a citação de alguem que consegui reunir duma penada, Fidel, Salazar, e para os abençoar, Nossa Senhora de Fátima, quem sabe se um dia?

 



 

 

 

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!