domingo, 14 de abril de 2013

Cuba. S.Francisco de Paula


Depois de acertarmos o preço da ida e volta a S.Francisco de Paula,(pouco mais de 20 quilómetros de Havana,) onde se situa a quinta e o museu em memória do escritor Ernest Hemingway, procurei saber do António, informações normais do tecido social cubano."Ás vezes sentia-me ligado a uma rede de espionagem, tal era a forma como falava da vida dos cubanos,com aquela simpática gente".
Tinha combatido em Angola,no internacionalismo do regime cubano, onde morreram
2 mil cubanos, mas estava feliz com o seu táxi, mesmo que tivesse que entregar ao governo 35cuc, dos 40cuc, que iria cobrar-me pelo serviço, isto porque o táxi pertencia ao estado, ficando só com 5cuc para manutenção do carro e seu sustento!!
S. Francisco de Paula, é uma zona a norte de Havana, demasiado pobre. E se entendermos fazer comparações com as nossas aldeias, ficamos felizes com o bem estar das nossas gentes pelas aldeias.
A natureza, porém, privilegiou S. Francisco de Paula, pela sua imensa vegetação e bonito arvoredo; é ali que se situa a quinta e o museu do famoso escritor, confiscada pela revolução,( que se suicidou em 1961,) Ao contrario de Havana, a bela Havana, profundamente degradada, o governo cubano cuidou daquele "santuário"uma enorme referência turística em Cuba.Jovens ou velhos, conhecem Hemingway, pois foi ali na quinta e em Cojímar,(uma aldeia de pescadores,) que nasceu a obra notável do escritor. O Velho E O MAR.
Todos tivemos na juventude os nossos ídolos.Eu tive Hemingway, face há simplicidade da leitura dos seus livros, as suas aventuras e a paixão de viver a vida no limite dos perigos emAfrica e Espanha. O museu e a quinta, deixaram-me em silêncio absoluto, de sala em sala,olhando tudo ao pormenor, ao ponto do camarada António,(fiel aos princípios da revolução e apesar de ser explorado com o seu táxi,) me ter falado do seguinte modo. MUI EMOCIONANTE, MUI EMOCIONANTE.
A verdade é que eu estava a realizar um sonho com aquela visita, ao verificar os cartazes das touradas em Espanha, com referência para Ortega,quem não leu a Fiesta?, depois a cozinha intacta com os utensílios da época, um verdadeiro fascínio para os que admiram Ernest Hemimgway, também prémio Nobel.
Percorremos uns quilómetros e visitamos Cojímar, a aldeia de pescadores e o restaurante requintado , outra referência turística em Cuba. Dezenas de fotografias e um busto do escritor, algumas com Fidel de Castro, completavam a história e a vida de um homem que está para Cuba, numa referência inalterável ao longo do tempo. Quando deixamos Cojímar, onde Hemingway aportava o seu barco, já na estrada para Havana, o António parou o taxi e fez-me sinal para o acompanhar até junto do mar. Fui atráz dele e disse-me que naquele local partiram centenas de cubanos para fugir á revolução e que acabaram por morrer afogados em meios rudimentares de navegação, face á distancia para Miami,a 90 milhas.

Logo a seguir o movimentadissímo porto de mar de Havana.Entrámos na longa Malécon, onde cubanos fuzilaram cubanos e os admiradores de Fulgêncio Baptista. um ditador terrorista que fez fortuna apoiado pelos Estados Unidos, deposto pela revolução, No museu da revolução,3 pisos,estão muitas recordações do ditador Batista, que passou por cá na Madeira e no Estoril. Uma revolução que presenteou o povo com outro ditador com a promessa do socialismo sustentado, CUBAVISIÒN,fala nessa mentira e eu rodeado de pobreza por todos os lados, com semelhantes meus a pedirem-me pesos para comida, porque o socialismo foi só alcansado na saude e no ensino, o resto  é ainda uma triste miragem.Lembrei-me logo do Mário Soares, outro tratante que está bem na vida , enquanto o nosso povo passa fome, com o seu socialismo democrático!! Uma revolução que brilhou para o povo cubano, na saúde, no ensino e na cultura,uma grande conquista social, mas é seguramente explorado por um Estado patrão, que lhes paga salários de miséria e sem subsidios de nenhuma regalia, onde protestar é sinal de ser preso ao virar da esquina e eu vou contar-vos verdades chocantes vividas nas ruas de Havana. Uma foto das muitas salas do museu. A outra é no bar Sam Juam, onde vários cubanos desabafaram os seus protestos e sobretudo, o medo de HABLAR.!!! Sejamos frontais e dignos do nosso livre pensamento, tenhamos a coragem de amar o proximo como a nós mesmo, pois me cago em politica e ideologias e grupos que matam outros grupos!Eu voto no partido comunista que nesta dramática situação de golpistas no pais, assume a defeza das classes populares,mas jamais poderia votar num regime como aquele que está instalado em Cuba. Em nome do povo? Por favor tenham" dó do barbeiro-cabeleireiro," pois tenho a certeza que os nossos comunistas não querem para o nosso povo tamanha injustiça e maldade, onde o medo é uma terrvel presença nos cidadãos em Cuba. Por outro lado seria um crime que os americanos fossem para a Ilha e alterassem uma cultura genuina do povo cubano, naturalmenete fraternal e irmão, mas existem ali vários perigos, uma delas é saber se aquela ditadura será eterna e se o povo trabalhador aguenta aquela exploração, servindo-se de tudo para ganhar uns pesos para sobreviver no seu inacreditável dia a dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!