sábado, 22 de junho de 2013

FIGUEIRA SPORT 54 ANOS DEPOIS

Alguém por razões que desconheço enviou-me anónimamente o primeiro número do jornal Figueira Sport, datado de 9 de Setembro de 1959, dirigido por Aníbal José de Sousa e Matos, editor e chefe de redação.
Alguma emoção e o meu passado entre mãos, isto pelo facto de ter sido no Figueira Sport, que escrevi meia dúzia de parágrafos, trazidos de Montemor e da minha sempre presente Barca, para onde me deslocava todos os fins de semana, juntando-me ás minhas gentes e vivendo com entusiasmo o futebol popular em Montemor e nas suas freguesias, com o Atlético Montemorense.
Reli-o duas vezes e pensei como tudo é tão efémero, bastando -me agora a paz da minha comtenplação a caminho dos 73 anos de idade. Se  jovem fui e de velho não escapo, esta surpresa justificou o passado e os sonhos da juventude que só passa uma vez na vida de cada um.
Cá estão figuras de relevo daquela época; Alves Barbosa, hoje com 81 anos e muito doente em Montemor. Isabel Barrué, Dr. Ernesto Tomé, a quem eu rapava o cabelo na Barbearia Evangelista , Rua da Liberdade e tantas outras figuras desportivas já na eternidade.
Aos 20 anos abandonei a Figueira da Foz, rumo ás Caldas da Rainha, vida militar, e depois Lisboa, merecendo no Figueira Sport, a noticia da minha partida do jornalista que afinal nunca consegui provar que o fosse .
Porque me preso de ser um homem de gratidões, permitam-me recordar o meu querido e bom amigo Fausto Carniceiro, que um dia me levou á Biblioteca da Figueira da Foz, para recolhermos informações sobre o desporto em Montemor, que serviriam para publicação no livro, (Atlético Montemorense,) e lá estava o jornal completo do Figueira Sport e as minhas modestas noticias do desporto em Montemor-o-Velho, onde senti de novo a morte do jovem António Manuel, 20 anos e atleta do Montemorense.
Ao anónimo que me enviou o Jornal, agradeço imenso esta lufada de vida e emoções, mas fica o senão de não apreciar estas atitudes envergonhadas dos anonimatos, mas por certo terá as suas razões mas com menos frontalidade e coragem de se assumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!