sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Estado patrão,(explorador,) ganhou milhões com os seus humilhados médicos em Cuba


Por cá os que não tiverem o eurozinho para tratar da saude, podem ter o azar de morrer nos corredores das urgências hospitalares", apesar dos apoios que já usufruimos, as diferenças nos privados fazem com que os afortunadoassinem o cheque, quem sabe se antes da cura das suas maleitas!
Uma questão de grande acuidade social, porque fazer fortuna com a desgraça do Zé Povinho, sem dó nem piedade, devia doer... Mas há muito que deixaram de existir os médicos estilo João Semana, a riquíssima personagem do escritor Julio Diniz.
São naturais as preocupações, pois a doença é uma promessa e a saude gratuita é uma miragem. Há protestos de revolucionários e com alguma razão, mas como alterar as coisas face aos governos que colocam em primeiro plano interesses de vária ordem,nomeadamente na mira do lucro, sempre o maldito dinheiro a sobrepor-se ao valor da pessoa humana.
Mas o mundo está assim mesmo.- 40 mil médicos emigraram de Cuba o país onde a saude é para todos. O sistema cubano paga a formatura, e disponibiliza depois os médicos ao serviço do povo. Mas também é verdade que os explora desmedidamente, proporcionando- lhes condições de vida modestíssimas não isentas de privações, com a maior das naturalidades na linda Ilha dos irmãos Castros, os tais que nada lhes falta em casa, segundo se diz em segredo, ou melhor se ouve dos seus súbditos.     Mas esta debandada de médicos não foi inocente... E assim, posteriormente veio a informação camuflada dos milhões que o Estado arrecadou com os 40 mil médicos que emigraram, "foram apenas" uns 6 mil milhões de dólares!
São médicos que geram uma receita anual para a ditadura dos Castros, pois o governo cobra uma importância por cada médico cedido. No Brasil, para onde foram ás centenas, muitos protestam com o que chamam a escravatura do governo cubano, enquanto mais de 1.500 médicos conseguiram furar o controle dos serviços secretos Castrista, e fugiram para os EUA.
Porcaria de mundo? Não! Porcaria das consciências destes governantes, que se não se importam de fazer sofrer os seus povos, a fazer lembrar os latinfundiários do Alentejo, no tempo do ditador Salazar, fazendo agora falta um punhado de Catarinas , essa mulher que teve a coragem de se opor ás bestas exploradoras da condição humana.

Um comentário:

  1. Olá amigo Olimpio! Não é facil... para os que não querem ver! Fui amigo de muitos Cubanos, entre eles alguns medicos, que tiveram muitas dificuldades para sair do país; os medicos cedidos pelo governo, esses não, eram negociados, como o senhor menciona, viviam na Venezuela em condições muito superiores às que viviam em Cuba, mesmo sendo assim, reuniam alguns dolares e, atraves de Colombia, discretamente, escapavam para Estados Unidos, onde já tinham alguns familiares, que tambem tinham sofridos as consecuencias... do (mar da felicidade) regime "democratico" dos irmãos Castro, que através de Chaves e agora Maduro, impoem o mesmo sistema ditatorial, com a ilusão imposta aos Venezuelanos, de que Cuba e Venezuela são un mesmo País. (cosa mas grande)Para desgraça de Venezuela e dos Venezuelanos, a destruição do progresso de Venezuela, dos ultimos 50 anos do seculo XX, está em curso... Venezuela igual que Cuba, porque já não se atrevem a livrar-se do control de Estado Comunista. Percebi, que você viveu a experiencia dessa realidade, Certo? Seu amigo Portugues/Venezuelano, Licinio Santos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!