terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Igreja Católica pode e deve intervir nos problemas sociais do país.

As actividades sociais da Igreja devem ser assumidas -  a sua vocação de solidariedade e partilha com as populações. Só a má vontade e o ateísmo não aceitam esta realidade.Os que convergem para o Cristianismo, a sua autenticidade, sentindo o próximo como seu irmão, e em muitas circunstancias repleto de dificuldades e complexidades, que precisam de ajuda, têm a  luz do bem que   ilumina e alimenta esses valores, de inigualável esperança, em nós e nos outros, pois só assim podemos acreditar no grande mistério de Jesus Cristo, feito homem e Santo, junto dos que amou.
Temos depois os acomodados do Evangelho, que à sua maneira levam a cruz ao calvário, de ladainha em ladainha, amando a Deus, decerto, mas incapazes de assumir nas suas homilias a defesa dos explorados, mostrando que a Igreja de Jesus Cristo, sendo de toda a humanidade, é sobretudo dos que têm fome de justiça. E aí tenho algumas duvidas da autenticidade das pregações e dos muitos peregrinos que se dizem cristãos e trazem consigo o diabo no ventre e a soberba que os tritura rezando depois para se aliviarem dos pesadelos de consciência.
O facto é que depois de ter lido a biografia de João Paulo II e outros documentos por si escritos, lamentei ter conhecido este homem de Deus tarde de mais , mas fui a tempo de compreender o universo sublime de um homem feito á semelhança de Jesus Cristo, já que a sua vida terrena foi de tal modo exemplar e corajosa, que só um iluminado pode viver assim com Deus e os homens de todas as raças e de todos os credos, perdoando, inclusive, ao que o quis assassinar .
João Paulo II não teve receio de falar dos trabalhadores e dos seus direitos de pessoas humanas, das greves que são um modo para conquistar melhorias no seu trabalho, referindo que os sindicatos são um instrumento construtivo da ordem social para o bem comum.
As empresas, acentua, não devem ser uma sociedade de capitais , com efeitos perversos de injustiça para quem trabalha. Daí que a Igreja em Portugal,ainda tem muito caminho para vencer e mostrar a grandeza divina e social, devendo por isso acompanhar João Paulo II intervindo nos problemas que muitos portugueses enfrentam nesta crise , denunciando a soberba e os crimes sociais cometidos , pois só assim os padres e os cristãos assumem verdadeiramente a sua fé nos exemplos e assumidamente com os injustiçados da vida.

2 comentários:

  1. 真正的台中搬家公司是專一的,愛情的領域是非常的狹小,台南當舖狹到只能容下兩個人生存,如果能苗栗當舖同時愛上幾個人,那便當舖公會不能稱之為愛情,充其量台北當舖也僅能稱為感情上的遊戲。因為普通的花卉是要經過相當時期的栽種才會發出芬芳,愛情的花朵更不會突然開放的。想要擁有一份一定要幸福的情感,更需要細心的培育及灌溉,方能品嚐到美麗而甘甜的果實。

    ResponderExcluir
  2. Amigo Olimpio Fernandes
    Parabéns pelo seu texto.
    Penso ás vezes que muitas pessoas no seu caso que andam enganadas na profissão, mas tambem é um dos cabeleireiros nacionais de grande referencia, mas é com certeza um teólogo que vai alem das barbas e cabelos, quando expressa suas ideias divulgando sabedoria, e em conjunto de boa humanidade.
    è um grande exemplo que dá no seu texto.
    Um abraço
    Joaquim Pinto

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!