domingo, 6 de janeiro de 2013

Esta manhã na marginal da Figueira da Foz, respirava-se vida e esperança com aquela imensa beleza.


3 comentários:


  1. A economia cuba encerra o ano de 2012 com 3,1% de crescimento do PIB.
    A produtividade do trabalho cresceu 2,1%.
    O deficit do Orçamento do Estado representa 3,8% do PIB a preços correntes.
    Estimam-se Rendimentos Líquidos superiores aos 47 bilhões de pesos no orçamento do Estado, ou seja, um cumprimento de 102%.
    O turismo em 2012 chega aos 2.874.000 visitantes, com um crescimento de 4,9% em comparação com o ano anterior, com rendimentos brutos próximos dos dois bilhões de dólares.
    Crescimento de 2% na agricultura, de 4,4% na indústria manufatureira, de 5% nos transportes e comunicações e de 5,9% no comércio.
    A produção de açúcar cresceu mais de 20%.
    Produziram-se cerca de 4 milhões de toneladas de petróleo e de gás em 2012.
    O nível de desemprego é de 3,8%.
    Foram aprovadas 17 medidas para melhorar a gestão das Unidades Básicas de Produção Cooperativa na agricultura.
    O plano de 2013 prevê um crescimento do PIB de 3,7%.
    Dentre os crescimentos mais significativos para 2013 estão os de 44,5% na agricultura, 4,7% na indústria manufatureira e dentro dela uma safra superior em 21,7% em relação a 2012.
    Para investimentos em 2013 serão destinados 7.756 milhões de pesos, um incremento de 34%, dos quais 79% na esfera produtiva.
    O abastecimento de eletricidade no país deve aumentar 2%, enquanto se espera que os visitantes atinjam os 3,2 milhões, o que representa um crescimento de 8,6% em relação a 2012.
    A produtividade deve aumentar em2,6%, enquanto os trabalhadores no setor não estatal crescerão 1% e a eficiência produtiva 2,2%.
    Para 2013 as contribuições dos Trabalhadores por Conta Própria e os novos modelos de gestão terão um crescimento de 14%.
    Os gastos planificados ascenderão a mais de 50 bilhões de pesos, com um crescimento de 1,6% em relação ao Orçamento de 2012.
    Mais de 32 bilhões de pesos para subsidiar famílias de baixos rendimentos, em acções construtivas nas suas habitações e para garantir os níveis de actividade planificados nos setores sociais.
    Em 2013 será subsidiado o Cabaz Familiar Normalizado, com uma despesa próxima aos 3 bilhões de pesos.
    Para a Segurança Social destina-se um montante superior aos 5 bilhões de pesos, com o que são beneficiadas cerca de dois milhões de pessoas.
    Criação de Fundo de Desenvolvimento por 532 milhões de pesos, que deverá apoiar as decisões do Governo com o objectivo de estimular o sector produtivo e de serviços.
    230 cooperativas em setores não agro-pecuários iniciarão experiências.
    A partir de Janeiro de 2013 começará em mais de 100 empresas a implementação de experimentos para aumentar a autonomia e faculdades na gestão económica e financeira das mesmas.
    A taxa de mortalidade infantil em Cuba encontra-se abaixo de 5 por cada mil nascidos vivos.
    A espectativa de vida é de 78 anos.
    188 países condenaram o bloqueio genocida dos Estados Unidos contra Cuba durante a Assembleia Geral da ONU em Novembro de 2012.
    Cuba obteve o 15º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, com 14 medalhas.
    Em 14 de Dezembro celebrou-se o segundo aniversário da primeira rede social digital de conteúdos de Cuba, EcuRed, com mais de 100 mil artigos enciclopédicos e que recebe mais de 90 mil visitas diárias.
    Cuba ocupa o 51º lugar entre todos os países no relatório sobre desenvolvimento humano da ONU, com um desenvolvimento humano alto.
    Mais de 40 mil colaboradores cubanos da saúde cumprem missões em mais de 70 países.
    Os gastos do setor orçamentado asseguram a educação escolar a 1.864.100 estudantes nos níveis pré-escolar, primário e médio, bem como a 233.300 no ensino superior. Também se assegura o funcionamento de 152 hospitais, 452 policlínicas e 11.504 consultórios médicos.
    * Omar Pérez Salomón é colunista do Cuba Debate.

    ResponderExcluir
  2. (começara ler por aqui)

    Em Dezembro último o presidente cubano Raúl Castro afirmou no encerramento do X Período de Sessões da Sétima Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular: "Em relação a 2011, a maioria das atividades registam resultados superiores, em correspondência com a política de desenvolvimento da esfera produtiva, como sustentáculo dos serviços sociais gratuitos, para todos os cubanos, que conservaram níveis semelhantes a partir de uma maior racionalidade e eficiência". Por Omar Pérez Salomón*

    Raúl destacou: "... tudo o que façamos é destinado à preservação e desenvolvimento em Cuba de uma sociedade socialista sustentável e próspera".
    Há exatamente um ano recordei as palavras do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, que afirmou que quando se trata de Cuba os grandes meios de comunicação "aplicam uma lupa imensa que magnifica tudo o que ali ocorre cada vez que isso convém aos interesses inimigos, chamando a atenção sobre o que se passa na Revolução, ao passo que a lupa se distrai e não consegue ver outras coisas importantes". Neste sentido, apesar do sistemático incremento dos preços internacionais dos alimentos e de outros bens básicos, a crise global do sistema capitalista, que já adquire um carácter crónico, o recrudescimento do bloqueio dos EUA e da lupa que aplicam os grandes meios de comunicação ao serviço do império para distorcer o que acontece em Cuba, chamam a atenção estes 54 dados pouco divulgados sobre a Revolução Cubana em vésperas do seu 54º aniversário.

    ResponderExcluir
  3. Caro anónimo-
    È lamentável que num documento destes, o qual não me é de todo estranho,o amigo não assuma a sua identidade e numa base de sustentação do conhecimento da vida social dos cubanos.Tenho amigos comunistas que sabem que voto no partido, mas não assumo todas as virtudes marxistas, pelo faco de me reservar em bastas duvidas da sua democracia,infelizmente, também por cá brutalizada no plano económico, Apesar dessa sua boa vontade, tenho a certeza que o amigo vive melhor com a sua familia, do que a maioria dos cubanos, porque uma coisa são os dados reais das práticas económicas, outras são as estatisticas de Estado. Veja estes garinpeiros o que está agora a acontecer com o ordenado minimo, um crime social e ceria que em Cuba, existem outros mais.Sabe meu caro visitante!É triste que eu tenha informações amargas da familia, com a qual vou passar uma semana em Março, mas fico no Hotel, porque apesar de serem medicos, não tem condições para me hospedar!È muito doloroso para a minha cidadania e dos outros, quer seja em Cuba, ou outro sitio, correr o risco de chegar a Havana, e ser chamado a contas por ter opinião sobre as causas e os efeitos sociais de Cuba, por isso vou e tenho que respeitar quem me recebe, porque estes regimes são por natureza ciosos do seu poder, ponto final.Gostei de ler o que escreveu, mas como diz o povo nem tudo o que é luz, é ouro. Cumprimentos . olimpio Fernandes

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!