quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fotografia chocante publicada na Aldeia Olímpica

Alex Campos, publicou no seu blog um texto e uma fotografia de um mendigo a receber um pedaço de comida, tendo por abrigo as condutas de aquecimento na cidade de Szcezecim, Polónia. É uma fotografia que devia correr o mundo, para se perceber as enormes desigualdades e vexames sociais, que existem um pouco ou muito por todas as sociedades.
A seguir um anónimo, também com a sua causa, desatou a citar os tanques soviéticos na Polónia, referia-se ao domínio russo. Por sua vez o Alex Campos, argumentou o que lhe parece certo, antes ou depois das alterações do regime naquele país, enfim a cada um a sua razão.Eu não sou dos que estão com" Deus e com o diabo" porque não sou capaz, sei o que pretendo e o respeito que devo ao ser humano, e é por essas causas que me sinto vivo e afirmo que é fácil e gratificante estar do lado desses valores. Não posso fazer nada, mas é este o meu sentir. Aquela fotografia dum pobre cidadão, é em qualquer sitio do nosso planeta uma mensagem brutal de desespero, e ao vermos um nosso semelhante refugiar-se numa conduta para se aquecer do frio, e enganar a fome, não podemos deixar de questionar-nos quanto à desgraça deste ser humano. Mas então alguém merece tal sofrimento, mais parecido com um humilhante castigo?! Este homem já perdeu tudo,e ninguém lhe acudiu. Sociedade imperfeita, que passa e vira a cara pró lado... Infelizmente a humanidade sempre esteve, está e estará, a braços com estes dramas sociais, quaisquer que sejam as politicas de cada país. Os "donos" do mundo continuam de ideias vãs, valorizando mais as armas e as guerras, em detrimento do bem comum.
A fotografia do pobre cidadão polaco devia ser mostrada em grande plano, em todas as praças de todos os países, na Polónia, Haiti, África, e porque não no nosso país também?! Mas aqui ainda existem as cantinas sociais, ainda há quem se preocupe com muitos dos desfavorecidos. Bem sabemos que o ideal era que todos tivessem o suficiente, mas isso fazia falta a muita gente, que todos sabemos quem são.
A minha mulher diz que eu só escrevo sobre factos tristes; depois de reler o que escrevi, acho que ela tem razão... Mas que hei-de fazer, não me ocorre nada animado, talvez daqui a pouco,"vem aí o carnaval."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!