sexta-feira, 1 de julho de 2011

1963/ 2011. Memórias de barbeiros e cabeleireiros.

Recordei com o meu colega Mário Correia, volvidos 48 anos, o que foi Armação de Pêra, naquele tempo. Foi realmente um pequeno lugar de pescadores e de gentes do mar, que despontava já nessa altura para um excelente centro turístico e hoje nos Verões são aos milhares, enquanto que nos meses de Inverno, a população residente se situa nos seis mil habitantes.
Tudo isto se conjugou em conversa com o Mário, barbeiro de hoje e daquela época, noestabelecimento do seu pai, em Armação de Pêra.Tudo isto porque aos 23 anos partia do Barreiro, em comboio, e por ali trabalhava no Salão de Senhoras do Hotel Garbe, então explorado pelo meu saudoso patrão Casimiro, nos meses de Julho a Setembro. Decerto e para os meus afectos, Armação de Pêra, foi durante a minha vida, muito mais do sentir do que ver,procurando ainda as pessoas dessa distante época como é o caso deste colega Mário, do António e da Judite, minha colega no Salão do Garbe,não esquecendo a família Santiago.
Com fotografias para recordar e não com a vaidade que humilha os verdadeiros motivos de partilha profissional, o Mário quis saber porque razão acabaram os Festivais da Figueira da Foz, os quais presenciou duas vezes, mas a minha resposta, estendeu-se com as minhas incertezas sobre a Associação dos Cabeleireiros em Lisboa, Casino e a Câmara da Figueira da Foz. Depois recordámos os irmãos Pinto,os cabeleireiros de homens, em Lisboa, e que são os mais medalhados do país e do estrangeiro, os quais o meu colega Mário conhece de encontros e tarefas da profissão.Veio a propósito que o nosso colega Joaquim Pinto pomove o Museu do Barbeiro e Cabeleireiro, via internet, motivando a classe na actualidade para o crescimento da arte e a profissão. A cadeira de barbeiro que já não sabe a idade ,foi oferecida pelo Mário á colecionadora Zita, empresária de vestuário em Armação e Portimão, que fez questão de nos dizer que não há dinheiro que pague esta relíquia e outras em seu poder, por estimação e gosto. E porque para o ano deve haver mais do mesmo, resta-me agradecer ao Sr. Fernando Santiago, Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra,as 24 t-shirts para oferecer aos meus clientes,promovendo por cá a bela praia de Armação.-.
Quanto á qualidade do vestuário para indíviduos,tambem oferta da Junta, vamos meu caro Presidente,decerto propor alguma satisfação aos que dele necessitam,reconhecendo outra vez que sentir é um bem precioso porque nos liberta para o sentimento da igualdade das cidadanias,impossivel de realizar-se, mas afirmativamente possivel na gratidão da nossa parte como me receberam a mim e á minha mulher Dília Fernandes...

3 comentários:

  1. Companheiro!
    Os meus colegas brasucas aqui de POA que visitam o seu blog disseram-me faz dias: "óh portuga, que se passa com o teu barbeiro comunista que diz lá no blog que está doente?" Eu desconfiei da conversa, mas vim aqui agora confirmar, pois os amigos se vêm , (também), é na doença e afinal o companheiro esteve foi em FÉRIAS.
    Porque foi o "edital" a informar que estava doente? Teve vergonha de dizer que ia de férias em tempo de vacas magras?, rsrsrrsrsrrsrsr
    Obs:
    Fiquei bem mais tranquilo em verificar que foi em férias em vez da publicitada doença.
    Abração
    LSC

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos.Agradeço os vossos cuidados.Todos os portugueses deviam ter descanso,é uma necessidade fisica e mental, não tenho vergonha disso, porque com os meus 70 anos, corto barbas e cabelos desde os 12 anos,justificam essa paragem. Sim.Fui á médica de familia mostrei-lhe uma das minhas pernas,vermelha e inchada.Deve parar uns dias,disse-me.como a minha ganãncia se foi e já perdi muitos sonhos,fui até Armação, de onde vim com muita leveza nas pernas.Não devia publicitar, eu sei, mas quis dar uma satisfação verdadeira aos meus clientes que ainda são imensos, Comuna eu? Sim.Cheio de raiva por justiça social e se o comunismo que eu sonho no bem para os mais fracos da sociedade, assumo que o sou por inteiro. O meu comunismo é cristão e solidário, amigo do amigo,sobretudo quando precisa de mim. O meu comunismo não é ideologia odiosa é feito na paz do SENHOR.Gostei e sem fingimentos da vossa mensagem, gostei mesmo e aceitem um fraterno abraço

    ResponderExcluir
  3. Caro Licnio Costeira.Fui clicar em Wikipédia e fiquei a saber que o companheiro está numa bonita cidade jóia, perto de S.Paulo.
    Que seja feliz por aí e quando volta ? tenho que lhe propor qualidade L.R. Aloé Vera.Em 7 de Setembro mais de 7o parceiros fazem viagem para a Ilha de Koz, na Grecia, onde espero poder incluir-me. Esteja atento pois vou escrever o seguinte texto. O barbeiro comuna, já chegou a Poa, Brasil. A melhor sorte para todos. Olimpio Fernandes.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!