domingo, 24 de julho de 2011

O Cinismo.

Hoje deu-me para isto das falsas consciências, diria pouco esclarecidas, e que por falta da frontalidade se refugiam num sentimento de medo e desconfiança nas suas afirmações. Longe de mim vir analisar a doutrina filosófica dos cínicos que professavam um desdém absoluto das coisas sociais. Não, não estou preparado para essa missão estudiosa.Nada disso, meus caros, o que pretendo é viajar pela rua do homem, que chora e ri, que se aguenta com as suas dificuldades no dia a dia. Homem da rua tal qual sou e da sua singularidade que o torna único e diferente e algumas vezes amargamente cínico no sentir e no dizer as palavras que o erguem e lhe dão força, tantas vezes a razão que julgam ter, confusamente baralhada na logica das questões e no seu contraditório.
Ás vezes julgo que vivemos no meio de uma sátira e de cantigas de mal-dizer, porque falta a alegria no homem para ser transparente e verdadadeiro consigo e os outros, porque os outros são a parte do nosso escutar e pensar, deve aí crescer a franqueza e a lealdade.Tenho muita dificuldade em compreender os que dizem as palavras em saldo, gastando-as ao desbarato, porque talvez não lhes custe tornarem-se credores delas e um credor é sempre um estupor que espera o pagamento do débito. Julgo que no cínismo se dizem as palavras que não têm sentido, porque afinal se produzem no falso raciciocinio, do mal-dizer. Há que fugir dese labirinto e seguir de modo tranquilo para a racionalidade das nossas relações no dia a dia. Se não agirmos deste modo podemos resvalar para a mesma indisciplina de sentimentos e do tal cinismo.
O cinismo destrói o melhor que a vida tem. Ou seja o mérito da franqueza e da sua intensa alegria que nos transmite a visão de entendermos os outros no essencial e vivermos em comunhão da fraternidade,de olhos nos olhos ,tão iguais e tão diferentes,enquanto a morte não chega.

Um comentário:

  1. O cinisno é a arma dos feridos de alma e muitas vezes um escudo para protecção contra golpes que se adivinham no adversário. A fraternidade e pureza de relações aqui advogada é um belo ideal ,mas as pessoas são imperfeitas e o caminho até esse estádio leva tempo e só o tempo e muitas quedas permite a ascenção.Discordo do final,porque a vida é mais do que um aguardar que a morte chegue - tem de o ser,ou então..tudo o que está em cima perde o sentido.Fique bem! ( Sem cinismo!)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!