domingo, 10 de julho de 2011

Caros leitores em Poá, S.Paulo, Brasil

Fiquei agradado pela vossa visita ao meu blogue, onde informava que iria para férias,e nesse sentido parava por uns dias a minha actividade profissional.Aludí ao factor saúde,desejo de descanço,mas foi entendido como possível doença,e esse lapso deu azo a verficar que muitas pessoas se interressam pela minha pessoa,o que agradeço.
Expliquei tudo num comentário, ao meu companheiro Licinio Costeira, ex-árbitro de futebol em Portugal, agora a viver em Poá, surgindo por cá em férias na sua terra em Lavos, Figueira da Foz. Nessas ocasiões conversamos e recordamos aquele tempo longinquo que já não volta mais, ele era árbitro de futebol e eu convencido que era jornalista desportivo,ou que ainda viria a ser...
Achei graça no vosso texto, também por me considerarem comunista, mais interessante ainda, o barbeiro comunista da Cova Gala.
Sendo assim, vou dizer-vos com a já habitual simplicidade, que me falta bastante para ser um comunista de vanguarda, com base na ideologia partidária e cegamente obediente ao chefe do partido e ás suas regras seguidistas. Também não sou contra os partidos porque são parte integrante da democracia e necessária a sua diversidade de opções, por isso viva a democracia!
É verdade que sou adepto de uma sociedade equilibrada, tanto quanto possivel sem injustiças sociais, mas isso são utopias minhas, que os que pudessem pagar mais impostos fossem obrigados a tal, a favor dos que menos tem; sou pelo respeito da propriedade privada e não pela colectivização que se provou na prática um desastre para o desenvolvimento social. As reformas, algumas, foram um desnorte e não apoiaram o tecido mais carenciado da sociedade, foi um fartar de brutos, sem olhar ao perigo que infelismente veio a acontecer. Recordo o princípio da minha origem social, tipicamente rural e de gentes populares, onde o meu povo trabalhou a terra de sol a sol, por um naco de broa e quem sabe se meia sardinha. A cidade, volvidos 70 anos de vida, ainda não conseguiu fazer-me esquecer essa gente que viveu com tão pouco. É fácil perceber de que lado estou socialmente, é como que um pacto de sangue, tipo máfia napolitana, mais ou menos isso, salvaguardando a comparação exagerada!
Entre estes dados do barbeiro comunista e o apressado fomulário que vos envio,deixo à vossa análise , se o sou verdadeiramente, ou se me aproximo das teorias marxistas por mim saboreadas nas noites escuras do fascismo e hoje convencido que o comunismo foi uma fruta de época e que por isso mesmo teve o seu tempo.Com toda a minha franquesa e não sendo um estudioso na matéria, tanto o capitalismo como o comunismo exagerados e até violentos, tem os dias contados porque a meu ver os povos estão a abrir a pestana e não suportam estas tiranias desumanas.Assim e do seguinte modo, se um comunista tem estes valores de consciência que adiante menciono, então sou e com muito gosto um comunista puro e duro, de uma justiça social em que acredito e sem reservas.
Um comunista é aquele que é amigo do seu amigo e que em situação difícil o apoia incondicionalmente ? tenho tido tudo isso ás carradas na minha vida, mas é ridículo que o faça por escrito!
"Um comunista é aquele que acredita nos valores da democracia e detesta regimes totalitários e de partido unico?
Um comunista é aquele que entende que a liberdade é um bem precioso para a humanidade?
Um comunista é aquele que repudía as prisões politícas e perseguições aos que tem ideias contrárias ao poder constituido?
Um comunista é aquele que acredita na mensagem cristã e procura com as suas limitações ,sensibilizar-se com ela no seu meio e com os outros? Então meus caros companheiros , sou mesmo um comuinista a sério.
Aceitem o prazer de ter partilhado em Poá, esta maneira feliz de viver e compreender que merece a pena viver assim.

A melhor estima

Olimpio Fernandes

.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!