domingo, 2 de outubro de 2011

50 anos depois os cubanos já podem comprar carros e vender !

Apesar de não simpatizar com algumas práticas do sistema social e político em Cuba , onde o estado-patrão, comete os mesmos crimes sociais do nosso estado-ladrão, empobrecendo sempre os mais fracos da sociedade, permitindo que os que comem à mesa com o poder apanhem indigestões com a sua ganância, a verdade é que o povo só existe nos discursos, sofrendo descaradas humilhações.Por cá com a complacência dos portugueses que gostam e votam sempre nos mesmos que os vem tramando ao longo dos anos, podemos e temos liberdade de votar e escolher as nossas opções.
Mas em Cuba a liberdade é condicionada , e como diz um amigo meu do Porto,que acredita numa sociedade comunista , por mim nem tanto, chama-me parvo sobre estas minhas ideias, pois afirma que não pode haver uma sociedade marxista, sem que o ferrete de uma ditadura , não se imponha no sistema.
A cada um a sua opinião... Mas ao ler aquela noticia e não sendo adepto de tais sistemas sociais, e de todas as viagens feitas, a que repetia era para nova visita a este povo simples e comunicador, onde a música é uma constante em qualquer local. Além disso deixei em Matanzas uma família Milagros , médicos , e que fazem uma imensa festa de gratidão com os trapos que lhes envio pelo correio, recebendo eu todas as semanas notícias da família. Temos muita pobreza , pois temos , mas o povo é culpado, porque tem em mãos o chicote do seu voto para escurraçar esta ladroagem e continua a manter os que destruiram os recursos públicos durante anos e anos com estas virtuosas manobras democráticas!
Nesta altura só é enganado quem prefere mais do mesmo. Em Cuba não posso escrever assim e votar onde a minha consciência o entenda e por cá vou tendo a minha liberdade de voto e os portugueses podem fazer férias no Algarve , alguns podem, desde que tenham condições de o fazer. Em Varadero, uma bela estância turística ,a 140 quilómetros de Havana, houve um tempo em que os cubanos foram proibidos de fazer ali férias, esta foi a imformação do nosso guia natural de Cuba que se fartou de morder no sistema , de modo discreto e velado nas suas análises, pois quer manter o seu trabalho como animador de grupos em viagem pelo país. Por outro lado, os cubanos não tem pesos para férias em Varadero, a moeda, porque existem duas moedas ,uma para os cubanos e outra para os estrangeiros para fazer férias em Varadero, e se alguns cubanos as fazem naquele paraíso, são uns verdadeiros privilegiados no regime comunista. A minha opinião por fim e se entenderem, venha daí a sua , é que se tivessemos gestores amigos das classes populares, e houve condições para essa realidade social, teríamos hoje uma sociedade equilibrada e não teriamos esta vergonha da caridadezinha com as marmitas nas mãos dos necessitados,enquanto que em Cuba e depois de 50 anos de comunismo as limitações sociais magoam demasiado as pessoas de boa fé para com o seu semelhante, se recordarmos ainda o famigerado Batista que fez de Cuba  a quinta dos americanos, outra história triste do povo que merecia melhor sorte, digo eu atrevidamente.




Um comentário:

  1. Já podem comprar carro?
    Acha que eles teem dinheiro? Olhe que não...
    E o sr. bem sabe.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!