quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mudar de vida, um programa da R.T.P.


Um programa na R.T.P., mostrou Rosário Salgueiro, jornalista , de olhos vendados, a percorrer as ruas e as praças, atrevessando o Tejo, de barco, para exemplificar a vida complicada que os invisuais enfrentam no dia a dia.
Um trabalho notável de sensibilização para o grande público, já que a jornalista interpretou a dureza que é ser invisual no meio da apressada multidão, num corre-corre infernal como é o caso de Lisboa , ou de outras cidades do país.
Quem surgiu muito antes neste programa, ainda durante o telejornal,  foi o Carlos Paiva, da Figueira da Foz, afirmando que ainda tem esperança na sua visão, desde que na China, pudesse fazer um oportuno tratamento à sua total cegueira.
Já agora pergunto onde estão os amigos do Carlos Paiva? Foram alguns no início, mas depois de ter recusado a sua institualização, pois prefere viver só em sua casa, os tais amigos perderam-se numa manhã de nevoeiro. Registo neste invisual um exemplo extraordinário de amor à sua existencia, gostando de viver num ambiente seu mas complexo, não lamentando nada e muito menos o seu destino de invisual.
Por isso esta jornalista da R.T.P., Rosário Salgueiro, prestou um interessante serviço
público, pois a conclusão que se retira deste trabalho, é chamar à atenção dos que têm olhos e não vêem o drama dos invisuais que lhes passam ao lado, sentindo-se incomodados com os próprios cães-guia, percebeu-se na peça, com o desabafo de um invisual. É caso para dizer que cego é aquele que não quer ver. Mas o que sobrevive são outros valores de caráter social e não os valores destes cegos coxos de mentalidade. É contra estes preconceitos que o programa teve o seu mérito, mostrando de forma pedagógica  a sorte que temos de os poder apoiar, elevando-lhes a auto-estima e tratando-os de igual modo como pessoas.

2 comentários:

  1. Também vi um programa onde uma jornalista viveu na rua uma semana.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa as reticências mas era só um teste para ver se consigo comentar.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!