terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cães sem dono vão morrer de fome no areal da Figueira

A minha filha, que gosta mais de cães do que de pessoas, pediu-me para divulgar isto:


No dia 21 de Setembro vi uma cadela e 4 cachorros no areal de Buarcos. Quando cheguei a casa alertei a Associação de Proteção dos Animais da Figueira da Foz para essa situação através de mensagem na página do Facebook. Todavia, independentemente do que essa Associação possa ou não possa fazer, há algo que todos nós podemos fazer. Esses animais precisam de uma família e de uma casa. Divulgue esta situação no seu blogue ou por email pois só assim é possível (e urgente) que se encontrem donos para estes animais. 


Os quatro cachorros estão abrigados debaixo da plataforma do restaurante Gota d'Água, em Buarcos, sob vigilância atenta da cadela, que apesar de ladrar muito, é inofensiva.  Como podem ver eles estão famintos. Estes três lançaram-se sobre a comida e devoraram-na em segundos assim que nos afastamos. O quarto já não chegou a tempo de comer.


A embalagem vazia. O paté repartido pelos três focinhos não passou de uma migalha. Aqui eles estão a olhar para a mãe, que deve igualmente estar faminta. A senhora que estava comigo veio a pé desde a rua da República para lhes dar comida e água. Quando a deixei ia ao Restaurante da Celeste Russa ver se conseguia mais comida pois ambas percebemos que os animais estão esfomeados...


De acordo com a informação de outra senhora preocupada que apareceu, parece que a história que se conta em Buarcos é que a cadela e os cachorros foram ali largados por uma mulher. Uns têm o pêlo mais curto, outros mais longo e mesclado. Vejam na fotografia abaixo como já se notam as costelas do cãozinho de pêlo curto. Quando os vi pela primeira vez há um par de semanas atrás estavam mais gordinhos. A comida começa a escassear pois cada vez vai menos gente à praia. A sorte deles tem sido o bom tempo!


Vê-se o focinho de um dos cachorros debaixo da plataforma. Pelo menos podem abrigar-se. Mas isso não chega. O restaurante está fechado mas se nada for feito quando os donos regressarem vão encontrar quatro cadáveres de cachorro debaixo do chão. Eles não vão sair dalí pois já perceberam que é seguro. Não nos deixaram aproximar, o que é bom. Por um lado ao divulgar este assunto temo que lhes façam mal. Mas eles não podem continuar ali, é preciso agir.


 Acredito que se divulgarmos com empenho esta situação é possível que se encontre quem possa ficar com eles. É um caso delicado: uma cadela e quatro filhotes, já grandinhos como se pode ver. Mas como são bonitos e vivaços penso que alguém irá gostar deles. Agradeço a todos os bloggers da Figueira da Foz que divulguem estas imagens, pode parecer pouco, mas é essencial para salvar a vida a estes animais."

Um comentário:

  1. Coitadados desses cães. Vão acabar envenenados ou vadios. Duvido que alguém os vá querer. Só se fossem de raça. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!