sábado, 30 de junho de 2012

Quando o futebol ultrapassa os limites de um jogo.


Desde as bolas de trapos e as bexigas dos porcos, que depois da matança, nos
proporcionavam jogar com elas, nas eiras e nos caminhos do meu lugar do Casal Novo do Rio quando cheias  de ar,a cada um dos putos com o seu soprar Naquele tempo 1940 /60, no meu lugar havia muitos miudos que disputavam com as tais bolas os jogos da sua inocencia, ao ponto de termos enviado uma carta para Lisboa, pedindo um equipamento pois pretendiamos fundar o Benfica do Rio, julgando que os encarrnados nos apoiavam no projecto e sonhos Não nos apoiou mas teve a gentileza de nos responder o que originou alegria. O benfica respondeu o benfica respondeu e ficámos tranquilos.Quero dizer com isto que ainda hoje sou um apaixonado da universalidade do jogo e do Benfica , mas alto e pára o baile...A minha maneira de viver o futebol e as minhas reações emocionais a muitos e perigosos acontecimentos gerados pelo futebol, não tenho a racionalidade de apoiar e de me alegrar com esta falta de verdade desportiva e orçamentos ruinosos da modalidade que no actual sistema arrasa qualquer prazer olímpico de uma simples partida de futebol,tendo por base as falencias dos clubes e dirigentes mafiosos que nada tem em comum  com as dignas Instituições Claro que o futebol e a seleção prestigiaram país um facto consumado. Mas os graves problemas ficaram resolvidos? Ou será que este povo está louco e não reparou os milhões que estes trabalhadores ganharam em meia duzia de dias? Se menciono a seleção, porque não o Benfica, o Sporting e o Porto. A verdade nua e crua toda esta gente tem um estatuto de luxo e vivem fora de uma sociedade repleta de desemprego e uma faixa de pobreza que nos envergonha.É esta causa que nos deve preocupar e perceber que temos mais vida para além de uns pontapés na bola. Vamos por aqui com este exemplo! Queres ir a Lisbora ver o Benfica e tens dinheiro para o devaneio, então toma lá uma taxa para proteger as cauas sociais e assim quem pode pagar que pague a crise e o que é mais lamentavel, é ter que pagar-se a roubalheira destes vigários que deviam estar na prisão. Mas não, este pais está cada vez mais atolado nas diferenças entre ricos e os outros e com injustiças que me fazem contestar e nunca calar. O futebol tal como está a ser gerido é uma fraude violenta e o povo está louco e vai na onda  e não repara á sua volta a desgraça que pode bater-lhes á porta,basta ficar doente ou no desemprego , depois quero ver quem é que os vai valer e a mim também, numa democracia traída nos seus valores de equilibrios sociais.Felizmente, porque não sou de invejas, temos uma classe de portugueses que podem e deviam sensibilizar-me com as causas de proximidade social, mas onde estiveram os governos e esta cambada de politicos, capazes de fazer justiça, sem perseguir os que mais podiam pagar? O futebol tal comoestá é aleatório para um povo que devia  ser orientado no melhor de si e para os outros , pois se existem familias que vivem com meia duzia de euros , porque não podem viver os que gastam ás centenas e centenos de euros , um pouco  menos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!