quinta-feira, 21 de junho de 2012

Recordar o Sr. Dr. Góis Mota,1957/58

Hoje é o Sporting com histórias de espantar, ontem foi o Benfica,com o seu Vale Tudo, ou seja o vigário do Vale Azevedo, que só não vendeu o Eusébio, por sorte doVilarinho ter ganho as eleições naquele ano da trafulhice no Benfica, com aquele dirigente burlão.
Nestas coisas nas Instituições, de gajos que não prestam para servir os clubes , mas para enriquecer á sua custa, há uma frase feita que se justifica amplamente no tempo e na história do Sporting, Benfica, ou mesmo nos modestos clubes distritais, ou seja...Os homens passam e as Instituições ficam para sempre.Compreende-se este fenómeno e a seiva das Instituições, que alimentam dirigentes que nelas trabalham no seu crescimento, honrando-as com as suas cidadanias e o seu caracter colectivo enquanto os vigáriosvão desaparecendo sem história para contar, ou com vergonha dela para contar aos netos!
O Sporting, como aconteceu com o Benfica, vai vencer esta pedrada traiçoeira dos Cristóvãos , que vivem por aí sem escrúpulos, pois o passado glorioso deste clube , vai continuar no futuro, como aconteceu com o meu Benfica.
Os dirigentes do meu tempo deixaram-me boas recordações, Bugalho e Queimado, no Benfica, e no Sporting, o Dr.Carlos Cecilio Góis Mota, e muitos outros que construíram o Sporting, até aos nossos dias. A verdade é que sempre tive a mania de me aproximar de pessoas ilustres, pois foi com estas pessoas e clientes que ganhei a vida , quando deixei para traz o meu pessoal, que pagava o meu trabalho com milho, ao fim do ano! Com o Dr. Góis Mota, quando lhe fiz a barba e cortei o cabelo na barbearia Evangelista, rua da Liberdade, Figueira da Foz, não pagava com milho e feijão , mas sim escudos e e ainda dava gorjeta, tudo isto naquele data de 1958!
Foi no tempo em que a mulata era rainha e a Figueira da Foz, a rainha das praias de Portugal, visitada no verão por uma multidão de turistas.
Julgo que foi por essa altura que o Algarve , ou um pouco mais tarde , eu tinha uns vinte e tal anos quando fui a primeira vez trabalhar para Armação de Pêra, que o Algarve despontou para o turismo e a Figueira, iniciou a sua queda de frequências como praia deveraneio Foi um motivo para recordar umgrande dirigente leonino, o Dr Gois Mota, volvidos tantos anos e com imenso respeito, se Azevedos e Cristóvãos, é nas burlas que a historia destes clubes, falará deles.

2 comentários:

  1. Vamos juntar a essa "seita" o CARLOS MAGNO, nunca me enganou esse irónico bem falante.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Há uma verdade que nunca foi divulgada; quem quisesse ser socio do clube do estado novo, não podia ter problemas na pide, não sabiam? Pois ficam agora a saber...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!