sábado, 9 de junho de 2012

Teatro Esther de Carvalho, uma reliquia em Montemor-o-Velho

A 20 de Agosto de 1858, nasce em Montemor-o-Velho, Esther Amélia da costa Coutinho da Silva Carvalho, figura maior do teatro oitocentista  português e brasileiro, filha do bacharel António Augusto
Coutinho Carvalho, natural da Vila e também ele um homem de teatro, cuja fama e merecimentos chegaram mesmo a Lisboa., onde era muito conhecido e apreciado por alguns dos melhores artistas daquele tempo, e de D. Maria Amélia  da Costa Corte Real, senhora de beleza e bondade raras, natural da Figueira da Foz,residente em Montemor.
Em 1881,pouco depois de sua mãe falecer e de seu pai casar segunda vez , vai viver para casa de sua avó materna e tias, as Senhoras Filipa, como vulgarmente eram conhecidas na Figueira da Foz.
Mandaram-lhe ensinar Português,Francês, piano e canto, que aprendeu com facilidade  e máximo aproveitamento, cantando e recitando, desde muito nova, em saraus  de arte organizadas no Casino Mondego, no Teatro Príncipe D, Carlos  e na Assembleia Figueirense.
Acaba por falecer a 15 de Janeiro de 1884,catorze dias depois de na Ereira  nascido o poeta Afonso Duarte, tendo sido sepultada na cidade  do Rio de Janeiro.
A vida e a extrordinária carreira no teatro desta montemorense, é admiravel, mas apenas menciono estes pequenos dados retirados do livro do Citec



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!