segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vamos ajudar o Carlos Paiva? Sim ou não?

Já todos os que frequentam este blogue sabem que tenho tentado dar uma mão, e não fui o único, ao Carlos Paiva, conhecido jornalista da nossa cidade, agora invisual e atravessando um período difícil. É um homem de decisões tomadas e recusa-se a abandonar a sua casa. Um grupo tentou sem êxito que fosse para uma instituição, mas é na sua casa que ele quer estar e nisso deve ser respeitado. Todavia o Carlos precisa de algum apoio para melhorar a sua qualidade de vida. Daí a ideia que aqui trago e que peço que divulguem pelos blogues. Numa época em que tanto se fala de voluntariado, penso que este caso é um dos que podia ser abordado nessa perspectiva. O Carlos precisa de duas coisas essenciais:

- boleias para que não fique dias seguidos fechado em casa
- uma pessoa que possa fazer limpeza da casa/roupa duas vezes por semana

As refeições estão asseguradas por uma instituição com excepção do Domingo. O Carlos trata de si e adaptou-se à condição de invisual e seguiu com a sua vida. Mas qualquer um de nós reconhece que não pode ser autónomo e que precisa de uma mão. Talvez o ingresso numa instituição seja neste momento uma medida excessiva. Mas até ao momento em que ele decida que essa é a solução que precisa e quer, o Carlos tem de ser auxiliado.

Neste sentido, apelo a que se forme um grupo de amigos do Carlos. Um grupo de voluntários. Procuram-se pessoas prestáveis, não é preciso serem AMIGOS do Carlos. Quantas mais pessoas se juntarem melhor.O peso das tarefas repartido por todos torna-se insignificante. A ideia agradou ao Carlos, com quem falei antes de a lançar aqui.

Num primeiro momento solicito pessoas que possam dar boleia ao Carlos no fim do almoço e a meio ou final da tarde para regressar a casa. Ele costuma ir até ao café, se o forem buscar. Por regra é para lá que o levo.Faremos uma escala e depois, à hora marcada, é só tocar a buzina,apanhá-lo e fazer o transporte. Isto será fácil de operacionalizar durante a semana, se as pessoas trabalham e fazem um horário regular casa-trabalho-casa.

Assim, quem tiver disponibilidade indique a hora e o dia que mais lhe convém em mensagem neste post. E deixe um email para contacto. Por exemplo:

Manuel António: segunda-feira, 14.00 horas - 17.00 horas
email: manuel@gmail.com

Vejam este exemplo:

Com um grupo de 10 pessoas - cada pessoa dá boleia ao Carlos 2 vezes por mês.
Com um grupo de 22 pessoas - cada pessoa daria boleia ao Carlos 1 vez por mês.

Aos fins de semana será complicado pois as pessoas têm a família e direito ao descanso. Por isso vamos fazer isto de semana, que já será uma boa ajuda para o Carlos. O Carlos vive em frente ao E.LECLERC.

Se funcionar, depois vemos como poderá ser ajudado quanto à segunda questão.
Agora façam de conta que não sabem de nada.

2 comentários:

  1. Há-des ter sorte, espera sentado.

    ResponderExcluir
  2. Há-des?????? Donde será este "falar" português?
    .........................
    Eu também penso que o sôr Olimpio é unico; ele é que está sempre pronto a ajudar o próximo.
    Admirava-me era se visse aqui uma lista de nomes de pessoas que quisessem ajudar o tal Carlos. (que não conheço)
    Nem dos pais já querem saber,quanto mais de estranhos...
    Amigos? É só quando não são precisos!
    Puta de mentalidade,só egoísmo e léria....

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!