terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Estátua ao Cónego Melo, em Braga, está ainda no adro da Igreja!!.

Não é uma imagem que ainda hoje tenha saudades, ao ver a sede do Partido Comunista, em chamas. mas antes desse estúpido incêndio, assisti ao arremesso pelas janelas dos materiais que estavam dentro da própria sede, acabando por serem também incendiados, era o verão dos assaltos ás sedes dos partidos de esquerda.
Braga era nessa altura,( talvez hoje as mentalidades estejam mais de acordo com as opções da liberdade de cada um,) marcadamente contra a revolução, face a uma Igreja em que o Cónego Melo, era uma figura destacada e tradicionalista no meio bracarense, não suportando por isso mesmo, o partido comunista e a própria revolução .Foi  para o Cónego Melo, um novo processo cívico, no qual teve muitas dificuldades em evoluir dentro da sua Igreja, onde os sinos tocavam durante o dia, chamando os fieis aos templos.
Claro que seria usado apontar-lhe culpas, o que não seria justo da minha parte, mas a verdade é que virou as costas á sua nobre missão de propor a paz em vez da guerra e numa altura de grande conflitualidade  em Braga e pelo pais, já que foi um defensor do Estado Novo, no seu magistério e dentro da Igreja , em Braga
A Estátua, cinco anos depois da sua morte, vai fazer correr muita tinta  e discussões em torno de um
homem de Igreja, mas levado pela onda de revolução, envolvendo-se no que não devia, faltando provar-se se os crimes de que é acusado lhe pertencem por inteiro, ou então estarão provados, mas isso não tenho conhecimento.
Nasceu em S. Lázaro, Braga, em 30 de Outubro de 1927, tendo percorrido chefias importantes na Igreja, passando, inclusive, pelas direções do Sporting Clube de Braga, falecendo em 2008
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!