sábado, 10 de agosto de 2013

Urbano Tavares Rodrigues, um comunista que honrou com humanismo as suas causas sociais.


Conhecia dos jornais e entrevistas o escritor, o que é pouco, porque nenhuma reportagem meu deu a conhecer a militância do exemplar comunista e sobretudo do homem que existia na sua bondade e que nunca deixou de acreditar no ser humano.
Coerente com o que sempre defendeu, Urbano Tavares Rodrigues , era filho de grandes proprietários agrícolas alentejanos. Após a Revolução dos Cravos,) enquanto as aves de rapina se preparavam para fazer os assaltos na democracia,) o comunista e escritor, deu uma bela lição de partilha, ao doar as suas terras aos que nelas trabalhavam, confessando depois que valia a pena continuar a ser comunista...Dizendo que no futuro virá aquilo a que se poderá chamar a igualdade possível. mas o que assistiu em vida o terá envergonhado com as inacreditáveis falsidades de um sistema social ruinoso para o povo. Dono de uma grandeza modesta (,leio hoje no J.N.com imenso respeito e emoção) foi  perseguido pelo Salazarismo e afastado do ensino universitário, métodos que decerto este cidadão comunista não usaria fazer aos seus semelhantes, porque homens desta sensibilidade social e humana, jamais estão ao lado dos déspotas que se cuidam a si e aos amigos. Daqui me vou despedindo pouco a pouco, lutando com a minha angustia e vencendo-a, dizendo um maravilhado adeus á água fresca do mar e dos rios onde nadei, ao perfume das flores e das crianças e á beleza das mulheres, deixou escrito Urbano Tavares Rodrigues.
Neste fim de tarde de sábado, tranquilo e calorento, sinto-me infinitamente humilde, face a este exemplo comunista. Uma escola e uma lição de um homem de bem que amou a sua vida, partilhando-a com as suas virtudes de solidariedade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!