sexta-feira, 18 de abril de 2014

Quando o Judas estoirava em Sábado de Aleluia.

A malhação de judas na Praça da Republica, Montemor,  por volta de 1953 (já aprendia o oficio de barbeiro, com 13 anos ) recordo-me ainda que constituia um alargado alvoroço naquele espaço.
O Judas que simbolizava a traição a Jesus Cristo, ficava suspenso na praça, envolvido na sua triste figura, com bombas que principiavam a rebentar pelos pés e acabavam por ultimo na cabeça, com infernal gritaria das pessoas presentes
Se ainda hoje o crime não compensa, também aquela representação vingativa  pretendia demonstrar no ultimo dia da Semana Santa, em que a maldição do ódio e da traição, acabam na angustia e no arrependimento, como aconteceu com  Judas, chegando com o mesmo trágico pavor aos dias de hoje e do futuro, já que a história em muitos casos se repete nas traições e depois nas vinganças.
Amanhã domingo é comprovada a Ressureição de Cristo, o que para mim é entendida de uma forma divina ( para os verdadeiros crentes) mas basta-me perceber que posso e devo melhorar as minhas relações com outros, não os traindo, crescendo o caminho na mensagem do homem novo ) desejo impossível na circunstãncia) num sábado em que vos desejo a paz que Cristo nos deixou para sempre, quando sei de uma verdade que me ajuda a compreender a beleza do mistério, mas também a consciência das minhas limitações terrenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!