quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ás vezes tenho saudades.

Revolvendo e rasgando papéis, uma desarrumada sina minha, encontrei um desdobrável de fotografias: Viva Cuba-Varadero. Olhei e voltei a olhar e recordei Havana, de longas avenidas e praças, mas despidas de cuidados urbanisticos.Recordei o museu do Rum e dos charutos, o café onde o grupo cantou Coimbra é Uma Lição, para acompanhar o pianista, por sermos portugueses nos quis brindar com aquela musica a troco de uns pesos. Eça de Queirós tem nesse café uma placa que certifica a sua presença , aquando da sua estadia em Havana.
Logo a seguir visitámos o bar frequentado por Hemingway, autor do Velho e o Mar.O pescador Santiago, que luta bravamente com um enorme peixe, o rapaz que o ajuda a trazer as linhas da pesca , numa descrição que merece a pena reler e eu estou a fazê-lo.
Depois a longa caminhada para Varadero, a estância turistica onde os cubanos não tinham ordem para entrar, assim o disse o guia que mordia no sistema , mas com muito cuidado. Escrevi no meu caderno que aquele luxo era uma afronta ao povo cubano, mas estava ali também, mas de passagem e sem hipóteses de lá voltar, pois esta estadia só foi possivel com muito trabalho e apoio de uma empresa do meu ramo.
Varadero é um paraiso que não está ao alcance dos cubanos, claro que o governo não impede estes investimentos monstros, pois é ali que os trabalhadores ganham os seus salários. Foi aqui que algumas pessoas e eu também conhecemos a família do Dr. Milagros , esposa e dois filhos ,a qual ainda hoje me realaciono, e quando envio umas sapatilhas , fazem um festa que me comove. Estou de acordo que a saíde é um bem público, quem é que não esta? Mas o salário do Dr. Milagros é de 20 euros por mês.
São estomatologistas em Matanzas, e ultimamente tem sido dificil emitir mensagens do Hospital porque um computador tem que dar para 200 trabalhadores, disse o Dr. Milagros, numa última mensagem.
Mas foi em Varadero que senti uma forte emoção, quando o grupo que andou a fazer o peditório pelo Hotel, entregou os sacos com roupas ,sapatos , que sei eu...
A esposa do Dr. Milagros agarrou-se a mim e chorou e eu tremi o queixo e ainda hoje recordo esta cena . Quando cheguei ao quarto do Hotel estava furioso e deu um grande pontapé num cesto , clamando contra os homens que deixam de o ser ,porque entendem ser donos dos outros homens, tal como cá com estes merdas que massacram os mais fracos, roubandos-os descaradamente, certo que é o povo que vota neles, que faça justiça nas urnas, com eu fiz, para não se lamentar.
Algum tempo dizia que não voltava a Cuba , mas o tempo mudou-me a ideia , porque nada posso fazer e não devia ter futuro com esta minha maneira de sentir os problemas dos outros , decerto que o meu blogue e esta teimosia da liberdade e da igualdade , me reduzia ao silêncio, porque gosto de partilhar a vida e em coletivo.
Sonho com Cuba livre, mas o perigo está nos vizinhos americanos, sempre gulosos e dominadores.Sonho que o meu país também venha a livrar-se destes hipócritas, que cantaram Abril, e o destruiram ao longo destes anos! Havana , Varaedero, familia Milagros, a minha saudade , um dia destes destes rasgava papeis e olhava para as fotos de Fidel e Che, expostas no meu salão, porque uma coisa nos meus sentimentos é não aceitar o regime e a outra é odiar quem quer que seja.


Quem me conhece sabe que não faço provocações deste genero , fiz uma brincadeira a um amigo meu, e parece-me que correu mal! Dei por mim a rasgar papeis , e voltou a memória de coisas boas e más, mas eu sou assim um homem de saudades e igual a mim próprio

Um comentário:

  1. Eu posso confirmar tudo o que este senhor disse.... estive presente nesta viagem..... tb me comovi com certas coisas que se passaram... especialmente com este casal de médicos.... temos liberdade de expressão e nimguerm nos pode calar... mas em cuba não é assim.....eu conheço o sr. Olimpio e tenho muitas e boas referências dele, como ser humano e como homem que diz o que pensa..... Silvana Grilo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!