terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Nuno Camarneiro, Figueirense e escritor, com raízes em Montemor-o-Velho

Nuno Camarneiro, 34 anos de idade, nasceu na Figueira da Foz, mas os seus pais, Urbano Murta, é natural do Moinho da Mata, enquanto sua mãe, D.Olivia Camarneiro professora, já falecida, era natural de Casal Novo do Rio,(Barca), localidades a uns minutos de Montemor-o-Velho.
No meu peito não cabem pássaros, o último romance de Nuno Camarneiro, revela um enorme capacidade criativa, sendo por isso na opinião dos críticos, um escritor  de largo futuro nas letras deste país, que sabe criar empatia com os leitores no tratamento de questões humanas e sociais.
Talvez por estas questões humanas e sociais, devidamente esclarecidas nos seus personagens, tenho-me esquecido que é um escritor com sangue das terras de Montemor, para me sentir apenas leitor de um livro que me prendeu,desde logo nas primeiras páginas, quando leio:"Alguns homens são de tripas e escamas, depois de amanhados ficam um pouco que não chega e mal se vê. Há outros em que tudo se aproveita, homens com segredos nas entranhas e na pele, que contam histórias sem fim."
Nuno Camarneiro, licenciou-se em Engenharia Física , em Genebra, investigou instrumentação nuclear em Florença, doutorou-se em ciência aplicada ao património cultural, fazendo agora um pós-doutoramento em compostos farmaceuticos na Universidade de Aveiro, dando aulas de restauro, uma vez por semana , na Universidade Portucalense, no Porto.

Claro que não é minha pretensão assumir crítica sobre o escritor, quanto me basta envolver-me no que escreve, mas fica um dado que me agrada bastante, quando em conversa com o pai Urbano Murta, me disse que o filho Nuno Camarneiro, ainda mantém a casa herdada dos seus avós, Lucílio e Zulmira, já falecidos, no Casal Novo do Rio, e quem sabe, disse-lhe, se um dia o lugar onde nasci, não ficará na história literária do jovem e talentoso escritor?

5 comentários:

  1. Um abraço, Olímpio, obrigado por essas palavras tão gentis. Tenho muito orgulho nas minhas raízes.

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. Nuno Camarneiro
    Seria um honra para Montemor, se o seu livro fosse apresentado em Alcaçova. Hoje falei dessa hipotese com o V.Pai. O Jorge e o Victor, são excelentes filhos da terra e tudo ajudavam para essa realidade.
    Vou esperar por esse dia para autografar o livro.
    Santo natal em familia.
    Olimpio Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Amigo Olímpio:
    Certamente que tudo faremos para a apresentação do livro do Nuno no Alcáçova, até porque fica a poucos metros da casa,(habitação, taberna e mercearia)que foi dos avós, Lucílio e Zulmira e que agora é dele e dos dois irmãos. Quanto às origens, de certeza que as não renega,até porque foi em Montemor, na igreja de S. Martinho que foi baptizado, sendo padrinho o eng. Mário Pardal e o almoço do baptizado, além de muitos outros, nomeadamente o imperdível arroz de lampreia feito pela avó Zulmira, sempre no dia de Páscoa da aldeia, ter sido na dita casa.
    Um abraço e Feliz Natal para si e toda a família,
    Urbano Murta Mendes

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr. Urbano Murta Mendes.
    Só agora dei pelo seu comentário.Lucilio e Zulmira, a taberna, a minha barbearia, mesmo ao lado em 1959, quando faleceu o meu pai Daniel, e eu que já trabalhava de barbeiro na Figueira, ia aos domingos cortar os cabelos á minha gente e depois pagar a mercearia na Ti Olinda, á minha saudosa Mãe Olivia. O Sr.Murta com este comentário, levou-me ao fundo dos meus sentimentos existenciais, ao meu lugar que sempre se arrastou comigo pelas tantas voltas que dei na vida.A minha mulher Dilia fala muito da Zulmira, que nunca mais teve saude, ao saber da doença da filha, sua esposa.Meu caro, como é possivel esquecer estes pedaços de vida?
    Já li algumas páginas do livro, mas não tenho tido tempo suficiente para o saborear, mas vai acontecer.Alcaçova, a dois passos da casa do Lucilio e Zulmira, o Sr.Nuno vai fazer isso e homenagear os seus avós, Aceitem a modestia do meu abraço e que sejam felizes.Olimpio Fernandes.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Murta,
    Cumprimentos.
    Na perspectiva de que vai voltar a passar por aqui,"assaltei o blogue do m/marido" para o convidar a passar pelo meu blogue, que é simples é certo, mas tem muito de Montemor e nossas gentes, que ali tenho colocado desde 2008. Creio que gostará...

    WWW.RENDADEBIRRAS.BLOGSPOT.COM

    Ainda as minhas felicitações pelos filhos maravilhosos que tem,e Bom Natal.
    Dília Maria.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!