sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os longos cabelos da Jovem Joana

Partilhar experiências profissionais com os colegas, nunca foi um método de supremacia sobre as ideias e os processos de trabalho, mas sim um envolvimento em grupos, no sentido da sua aprendizagem e evolução entre os que sabem que partilhar ideias e técnicas é crescer profissionalmente, quem assim não pensa, pensa como quer.
Não venho, pois, debitar o tipo formativo nos longos cabelos da Joana, junto dos meus colegas, muito menos com os meus visitantes, venho e quero partilhar momentos excelentes de uma profissão com alguma vocação e entrega. Comunicativo e atento aos gostos destas jovens , que podem fazer quilômetros á procura dos seus cabeleireiros, ou então esquecer para sempre as suas preferências aos cabeleireiros, depende de mim e dos meus colegas. o exito ou o fracasso destas questões de trabalho
As jovens que vivem intensamente os belos momentos da sua juventude, rodeada de sonhos e beleza, levam consigo as fotografias em revistas, agora nos telemóveis, enfim...
Um dos pormenores que os meus saudosos mestres me ensinaram.Nunca inicies um trabalho sem escutar bem o que  dizem, perde tempo com esse pormenor, porque nem sempre as clientes conseguem expressar-se tecnicamente, és tu que deves perceber os métodos, se o corte fica bem ou pelo contrário, tens que traçar o rumo dos métodos
Ontem, recordei-os com respeito os meus falecidos mestres.
A jovem Joana, natural de Abrunheira, veio com a sua Mãe, honrando-me com as suas visitas
Escutei e vi as fotografias, ficando de tal modo preso ao corte que nada existia á minha volta, porque a Joana , sabia o que pretendia, mas logicamente, não sabia a técnica do corte, ou como se fazia
Num cabelo longo, longo, o que resultou foi a prática de muitos anos, marcando bem as divisões e cortando só o suficiente e copiando o corte da fotografia, coisa que parece fácil e não é.

Lá dizia o grande mestre Casimiro, Lisboa, se não conseguires ser um criador, tenta ao menos ser um copiador, e no cabelo da Joana, foi isso que aconteceu
Abraço para todos os que me visitam, mas também para o meu colega Joaquim Pinto, que fará o favor de publicar esta minha  e partilhada opinião com os nossos colegas, no seu Museu dos barbeiros e cabeleireiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!