quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Os teoricos são necessários mas abusam


Com as suas teorias se abrem boas ideias para a prática dos seus objetivos e numa  base provisória e muitas vezes especulativa e também na vulgaridade do azedume e da má fé, mas isso faz parte dos teóricos e devemos compreender o seu espaço.
De qualquer modo , quem sou eu para entrar neste alargado conhecimento e nas discussões das teorias, quem sou eu?
Bom; vamos empurrar para longe as falsas modéstias. Um tipo  chega aos 74 anos e no empirismo da sua experiência, sabe distinguir um  teórico de café, do individuo que assume na pratica a eficiência das teorias e nos mais diversos motivos, face ao compromisso entre uma coisa e outra.
Já agora o que seria a ciência, a politica, os fazedores de opiniões, muitas delas a ceifar o ridículo das perseguições, se não tivéssemos o espaço teórico das ideias ? Eu penso que toda a teoria, deve ser feita para poder funcionar na sua pratica, provando assim a sua eficiência no sucesso do trabalho, na família e na amizade.Procuro não ser um teórico inútil, gosto de provar na prática a sua realidade
Respeito e percebo os teóricos, mas não tenho o feitiço de os por a assumir a envolvência e a realidade dos que escrevem e se julgam o universo de todas as causas.Para mim que não sou acadêmico, julgo que as teorias são necessárias , mas alguns abusam delas, ficando-se nelas, se concordarem comigo  a prática dá um trabalho do caraças, ou se dá.
Eu volto e com a simpatia pelas teorias positivas da minha "faculdade" dos cabelos e das barbas, deixando para os eruditos as sábias lições dos conhecimentos científicos, qual treta do diabo, mas ao mesmo tempo necessária.

4 comentários:

  1. “A idade não é imune a burrice.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário estranho,mas cada um lê à sua medida, e na medida dos seus conhecimentos, empíricos ou não, cada um interpreta, cada um sente, e cada um vive nos seus limites e /ou fora deles conforme a sua capacidade, ousadia, ou sensatez.

      Excluir
  2. Uma pessoa só se deve envolver até onde estiver disposta, ou seja, todos nós temos um limite.
    Por vezes, ao tentarmos chegar ou ajudar um amigo com problemas, podemos tornar-nos mais envolvidos do que aquilo que o nosso tempo e capacidades nos permitem.
    Às vezes apetece viver num mundo sem sentimentos. Ou numa caixa fechada. Talvez seja mais isso! Deixar tudo e todos aqueles que têm a capacidade de magoar lá fora. Não lhes permitir a entrada no nosso mundo. Incontactável. Impassível. Sem nada ouvir. Sem nada saber. Viver no mundo “porra”! Calados e quietos. Deixar de oferecer aos outros de mão beijada a capacidade de nos magoarem.
    Apetece ser o que não somos... Estritamente racionais. Frios. Calculistas. Intransigentes. É, não seriamos felizes. Mas também não permitíamos que nos magoassem!..
    Um abraço Sr. Olímpio

    ResponderExcluir
  3. Passando por aqui li a sua postagem, e nela julgo ver nas entrelinhas reflexão sobre alguém conhecido- será? Enfim, nem todos praticam o que pensam, nem todos conseguem teorizar o que concretizam, de facto ," a prática dá um trabalho do caraças, oh se dá!"
    O espaço da teoria, da conceptualização, do pensamento é sempre um espaço de crescimento e de desenvolvimento intelectual; é o princípio que depois será passado (ou não) à ação. Na vida, conhecemos de perto pessoas que falam muito , mas atuam pouco, e se os anos não trazem tudo, trazem experiência e contactos, trazem muitos momentos que depois,se analisados, nos fazem reflectir e escrever (como é o caso) sobre os passos a dar entre ideia e ação, conversa de café e vida diária. Volte, voltarei também porque " a idade é um posto" de grande observação...também passo por esse "posto" algumas vezes e, por vezes, registo , como hoje.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!