quinta-feira, 26 de julho de 2012

Seria excelente que o nosso pais tivesse o capitalismo de Toronto, Canadá.

Fiz questão de ver na R.T.P. a reportagem dos portugueses pelo mundo, para recordar  imagens da grande cidade de Toronto e as belas quedas de água em Niagara. Já lá vão perto de 4o anos, agora é ás dúzias de anos, que me separam de muitos momentos da minha vida,como tudo se foi na voragem do tempo, o que me retira soberba e me transmite humildade. Estive 10 dias em casa do Afonso Viana, meu colega na Policia Militar em Belém.Das borgas e das noitadas pelo cais do Sodré e Bairro Alto, dos bailaricos pelos bairros de Lisboa, aos sábados e domingos. Afonso Viana, era natural de Viana do Castelo e no fim do serviço militar viajou para junto dos irmãos em Toronto, enquanto eu fiquei por Lisboa, trabalhando na profissão de cabeleireiro de senhoras. Mais tarde o Viana convidou-me a passar os tais 10 dias em sua casa , onde vivia com a sua mulher e uma filha do casal, na grande cidade de Toronto.

Paguei as viagens e o Viana ofereceu-me a estadia,solidificando-se uma amizade oriunda da tropa em Belém. Viajámos e conheci os grandes lagos, onde pescámos,percorremos as longas auto-estradas até Niagara, com a América a bater ali na cara! Impressionou-me pelo volume das suas águas em queda! Niagara, voltou agora á minha memória volvidos tantos anos perdidos no tempo. Também a disciplina nas ruas onde se tinha muito respeitinho pela policia. O nosso poiso foi também na rua de S. António, repleta de lojas de portugueses, refugio dos emigrantes. O custo de vida naquela altura era bastante equilibrado entre os ganhos e as despesas, recordo esse importante pormenor. Agora nesta reportagem e revolvida a minha memória,senti de perto outra vez Toronto com os seus 15 Hospitais, numa sociedade onde os trabalhadores tinham um elevado estatuto salarial, também social como era a vida do Afonso Viana, em Toronto. que frequentava restaurantes canadianos e de excelente nível. Um dia levou-me a visitar um Hospital, onde a saúde continua gratuita para todos, um dado do capitalismo que está longe de ser selvagam, mas humanizado e civilizado, onde os trabalhadores não precisavam de fazer guerras com o patronato! Tinham uma grande margem de progressão social na sua qualidade de vida, mas hoje a reportagem dos portugueses pelo mundo, mostrou-me uma cidade imensa e de luxo, mas se existe pobreza nas suas entranhas, os safados não a quiseram mostrar ao mundo.
Do Afonso Viana e da sua família nada sei, pois o que ficou foi a certeza que na vida muitas coisas se perdem e outras se conquistam neste continuado viver até um dia, sempre preso por um fio nos meses ou anos, ou ainda em cada momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!