quinta-feira, 11 de julho de 2013

Entre Cuba e Portugal, a mesma luta pela sobrevivência

Não tenho qualquer complexo ideológico, ou de (palas na testa) não seja capaz de perceber que factos são factos. Atendendo que pessoas são gente e o seu sofrimento, assumem para mim as razões do meu combate; deixo-vos com a minha certeza que poderia fazer citações sobre a miséria em Àfrica, ou então denunciar os sem abrigo em Nova Iorque e os crimes da CIA, para que não tenham duvidas de que a vida humana e a minha solidariedade, são mais fortes do que as ideologias e a  crueldade sobre os sentimentos  humanos.
O que me impressiona, (mas isso faz parte da democracia que temos,) é perceber que alguns comunistas com direitos cívicos garantidos e com apoio na organização do trabalho que desenvolvem e com subsídios, por enquanto vão recebendo, apesar do drama social que o país atravessa,( só para alguns,) não percebo,(dizia,) ao defenderem um estado colectivizado e explorador que não paga subsidios e tem salários de miséria Ou é falta de conhecimento prático do que se passa em paises comunistas, ou então vivem numa ilusão que os poderia levar ao desespero e prisão, caso quisessem usufruir da liberdade que hoje manifestam por todos os meios e contestações. Nesses paises as contestações são sufocadas pela policia politica, tal como aconteceu com o terrível Salazarismo. È sabido que não suporto para o meu pais um regime comunista, o mesmo é dizer fascista, porque tenho duas viagens ao inferno da mordaça, mas sou declaradamente por um governo com comunistas que os há democráticos com respeito pela liberdade dos outros, afirmando sem cinismo que Cavaco Silva, nunca devia ter deixado de fora o partido comunista, nesta  inquietante situação em que vivemos. Deixo-vos com uma mensagem vinda dos meus amigos Rene e Milagros, médicos em Matanças, mas quanto ás cartas que tenho em meu poder e do seu sofrimento,
silencioso, devo omiti-las. Revelando-se doloroso este grito de amor pelo seu filho Marcos, agora em Almada , regando flores para conquistar um contrato de trabalho e assim poder ficar em Portugal isto porque os jovens cubanos se interrogam se merece a pena estudar e pagos pelo estado e depois sofrerem uma vida de miséria e perseguições!!!

Ponto por ponto.

Mi família que felicidade tan grande leer sus palabras sobre marquitos, nao sei como retribuir tanto apojo a mi adorado filho,eso nao as pago com nada , en cambio ofresco mi amor y sincera amistad para toda a vida .Es asi au tene arrancado el contrato,si esta prueba,regando plantas durante 8 horas y media,pero ainda não poder trabalhar como dentista ,eso seria de Deus permite en un futuro, por agora nao pode ser, manam un amigo vai a levarlo a la segurança social para ver se permite fazer o contrato de trabalho o se tene que esperar ate depues de dia 19 este meis que es quando tene a passagem para Cuba.ele está ilusionado em poder ficar em Portugal, mui bueno as condiciones melhor que  en Cuba ,apesar da crises financiara es aca muito peor. Le pido ao senhor que mi marquitos ,pode ficar ahi ele es lutahdor e bono dentista , agora esse trabalho es muito longe de Almada san 8 transportes 4 ida e volta.Eu envio a marquitos la lagalizacion de su titulo de dentista per primeiro que conseguir residencia portuguesas.

Outras considerações a meu respeito e de minha mulher que entendemos evitaveis. Força Marquitos; rega bem as plantas para ficares por cá; mas vai pensando que vais encontrar um boa dose de patifes no governo, mas já vens habituado da tua Pátria, por isso não vais estranhar.

4 comentários:

  1. Olá amigo Olimpio!É muito interessante o seu escrito... mas, entre Cuba e Portugal, a luta não é a mesma: aqui, com todos os seus defeitos, a Democracia funciona, em Cuba, o senhor da boa fé, que não é assim, porque o sistema comunista funciona como eles sabem e querem, (acabaram com o País) empobreceram o povo, que é como eles gostam, para exercer o seu dominio, são necessários os pobres, igualdade à sua maneira.Esta é a minha opinião. Cumprimentos do amigo Licinio.


    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Olimpio!É muito interessante o seu escrito... mas, entre Cuba e Portugal, a luta não é a mesma: aqui, com todos os seus defeitos, a Democracia funciona, em Cuba, o senhor da boa fé, que não é assim, porque o sistema comunista funciona como eles sabem e querem, (acabaram com o País) empobreceram o povo, que é como eles gostam, para exercer o seu dominio, são necessários os pobres, igualdade à sua maneira.Esta é a minha opinião. Cumprimentos do amigo Licinio.


    ResponderExcluir
  3. Caro Licinio
    Foi um crime o que estes gajos fizeram a este pais. deviam sentar o rabo no banco dos réus e repor o que roubaram. Teriamos um pais muito equilibrado socialmente. Fico admirado com alguns comunistas que desconhecem o regime de Cuba. Se fosse rico pagava-lhes uma semana em Havana e faziam o que eu fiz percorrer os cantos de Cuba, a sua extrema pobreza ,as casas, a falta de tudo, a policia a perseguir os pobres cubanos para que não falem com os turistas, uma vergonha que repudiava para o meu país. Os comunistas cá podem fazer greves, tem subsídios, dizem mal do patrão, mas lá iam para a cadeia Só em Havana há 6!!!!!!! Abraço Olimpio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despreocupesse (Como diria um amigo)Eles sabem que é assim! Conhecem o "modus operandi" reconhece-lo é mais dificil e inconveniente. A culpa é sempre dos que não comungam as mesmas simpatias. Lá no fundo... são bons amigos. Obrigado por tolerar-me.

      Excluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!