terça-feira, 20 de maio de 2014

Ao anônimo.18 de Maio de 2014.20,01

Refleti sobre o seu enorme respeito, ao meu  sentido democrático, responsabilizando-me no presente e no futuro com esses valores de cidadania, os quais vou continuar a defender.
Sabe meu caro anônimo?
Sou como os velhos cavalos que já não tomam andadura, face á continuada citação da Cova Gala, em vez da Vila de São Pedro. Agora até ao fim dos meus dias. O que agradeço imenso, porque jamais tenho segundas intenções ao alterar o nome de uma terra, a qual vive em mim  com gratidão.

4 comentários:

  1. Ainda bem que reffletiu outra coisa não esperava de si tendo-o como homem integro respeitador e democratico.
    Convenhamos que com todo o respeito que merece a população e a historia da Cova e da Gala a Povoação agora quer se concorde ou não chamasse Vila de São Pedro.
    E vou mais longe se quer que lhe diga também não estou de acordo com essa denominação mas há que respeitar a história e ela faz-se do passado e do presente.
    Caro amigo respeitoso abraço.

    ResponderExcluir
  2. Curioso que eu pensava e continuo pensando que SÃO PEDRO é o conjunto de lugares que formam uma freguesia com esse nome, que devido ao seu crescimento, suas boas infraestruturas e com apoio político, passado uns anos foi elevado a Vila. Esses lugares são: Cova; Gala; Cabedelo; Praia do Cabedelo; Uma parte da Zona Industrial, outra parte da Ilha da Morraceira, (diz no decreto são 1150 mt a montante da ponte).
    Quero dizer-lhe que um dos elementos da então Comissão Instaladora me confidenciou na época que a demarcação da divisa com Lavos ficou bem junto ao limite da Gala porque o Zé Elísio “Pernas” queria que as marinhas do seu pai ficassem a pertencer na mesma a Lavos.
    A Wikipédia descreve: “São Pedro é uma vila e freguesia portuguesa do concelho da Figueira da Foz, com 7,01 km² de área e 2 910 habitantes (2011). Densidade: 415,1 hab/km². Freguesia criada em 1985 por desanexação de territórios de Lavos e São Julião, foi elevada à categoria de vila em 12 de Junho de 2009”.
    Entrando no site da junta de freguesia, http://www.spcovagala.com/ , aparece em letras garrafais: FREGUESIA S. PEDRO – COVA GALA e numa das páginas destaquei o seguinte texto: “[ ... A escolha de São Pedro, seu padroeiro, para nome da Freguesia foi por ser o mais consensual entre os habitantes da Cova e da Gala. ..].
    Portanto meu amigo, a fazer “jus” ao escrito, na época esqueceram-se dos habitantes do Cabedelo, dos poucos que moravam na Praia com o mesmo nome e da meia dúzia que tinha morada na Morraceira.
    Portanto meu amigo Olimpio, o seu “atelier” fica localizado na Av. 12 de Julho (nº xx), no lugar de Gala, na freguesia Vila de São Pedro do concelho da Figueira da Foz do distrito de Coimbra, pertence à Beira Litoral deste país falido e cheio de políticos de meia tijela.
    Abração
    Galvão

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado´pelo esclarecimento, Sr Galvão.
    Está por dentro dos pormenores, os quais me faltavam.

    ResponderExcluir
  4. Um aplauso para esta descrição deste sr.galvão. reforça que efetivamente não existe oficialmente a povoação de....cova gala..... existe ou existiu a cova a gala o cabedelo e a praia do cabedelo mas cova gala nunca. O que existe agora quer se concorde ou não é a vila de s.Pedro e disto se faz a historia.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!