sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Sr doutor e o penico.



Tenho uma vaga ideia de um médico(verdadeira consciência de médico ) que em Montemor-o-Velho, nos deixou uma nobre mensagem de respeito pelos doentes que não tinham dinheiro para pagar as consultas. Ou não cobrava o seu trabalho, ou então no fim das colheitas, as famílias liquidavam as suas dividas, com milho e feijão e outros produtos da terra mãe.
Em Montemor (eu era um puto ) estávamos longe das casas de banho e da água corrente mas aquele médico, possuía o dom da solidariedade e tratava as pessoas doentes ou não, de tal forma que os antigos em Montemor. ainda falam dele como um grande exemplo de bondade.
Nessa distante época, os penicos, ou ficavam debaixo da cama, ou na mesinha de cabeceira, mas o nosso saudoso homem, dizem ainda hoje, porque estas virtudes passam de gerações em gerações, tanto estava feliz numa casa de pobres, como numa casa remediada.
E, se por descuido batia com os pés no penico, acomodado debaixo da cama do paciente,porque era uso chamar-me doutor ao penico, logo aquela boa alma , enchia o quarto de boa disposição...Olá colega, olá colega.
Quanto ao comentário do anônimo 23 de Maio de 2914 00.2, é pouco claro quanto ao texto do Sr Doutor, ou pretende que a saúde seja publica e gratuita?
Bom...Vou dar.lhe a minha opinião, sustentada na experiência e algum conhecimento de causa. (Eventualmente) esse bem publico, levar-nos-ia para um regime anti-democrático e em muitas situações de cidadania. muito pior do que o nosso, mas não sei se é por aqui que comentou o texto, seja claro,porra!
Como não sou homem de fugir ás questões, vou responder-lhe, reconhecendo que é pouco  frontal sobre o texto do Sr Doutor, porque se nota que ficou alguma coisa para dizer, mas nesta pátria de ladrões não vai preso por falar ou criticar, por enquanto.


Um comentário:

  1. Caro amigo não ficou exatamente nada para dizer fui apenas simples no comentario e apenas quis dizer que estou totalmente de acordo com o texto .
    Lamneto ter sido mal intrepertado mas aqui fica mais uma vez o grande aplauso.
    ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO CONSIGO NÃO HAJA CONFUSÕES.
    Respeitoso abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!