domingo, 4 de maio de 2014

Estátua de Camões inaugurada em Havana.



Graças ao Antônio Agostinho, naquelas conversas que fazem parte das nossas preocupações sociais e colectivas, ( mais tarde visitando a OUTRA MARGEM ) tive conhecimento daquela inauguração, assim como a visita a Havana, do secretário de Estado, dos Negoçios Estrangeiros, Luís Campos Ferreira..
Negoçios é isso mesmo, as empresas procuram lucros, tudo bem.Mas  falamos então dos trabalhadores, esperando que as empresas portuguesas, façam respeitar os direitos dos  cubanos. A a estátua de Camões, a juntar Eça de Queirós, no café Egipiciana, onde já fui feliz com mais de 40 portugueses, cantando Coimbra é uma lição, enquanto o piano do simpático negro, nos aconchegava a pátria distante, é sem duvida mais outra referência turística, sobretudo para os portugueses, que fora de portas (neste caso em Havana) vão sentir-se orgulhosos do seu poeta e do seu escritor.
Se fazer turismo é um privilegio e abre horizontes que solidificam as opiniões, a noticia longa e esclarecedora(via Outra Margem) sobre os acordos comerciais, na construção civil ,tecnologias de comunicação, entre outros, diz bem que as mudanças politicas no governo de Cuba, vem ocupando as necessidades de investimentos e uma abertura ás empresas europeias. Um povo civilizado e fraterno, mas chocantemente modesto, precisa de trabalho e salários dignos, o que será um grande choque e contentamento para os trabalhadores cubanos, se vierem a receber subsídios de férias e de natal, sendo esta para já a minha preocupação, se o governo cubano não vai permitir essas regalias aos seus trabalhadores. Se em Roma, vão ser romanos, aproveitando-se da exploração do sistema, ou se justamente  aplicam na prática, os direitos que temos na classe trabalhadora no nosso país, é pois um caso que irei seguir, não sendo para mim difícil saber da hipotética sacanice empraserial, dos que procuram investir em Cuba. A direita também viajou para Havana, decerto não vai perder a oportunidade de um mergulho em Varadero, com assomos de democracia, é bem capaz de simular o caminho para outros banhos, a da exploração dos que trabalham por um salário, porque esta gente pisa e dorme descansada, sem se lembrar que os outros são de carne e osso.
A verdade é que a diferença de salários entre os trabalhadores de  Portugal e em Cuba, um médico trabalhador, ganha 20 euros por mês, igual para todos os trabalhadores, francamente que me ultrapassa  como vão as empresas portuguesas, assumir os seus deveres para com os cubanos, ou vão aproveitar-se do sistema do governo  de Fidel de Castro,agora  preocupado com investimentos estrangeiros, será que os direitos dos trabalhadores que vão laborar nas empresas portuguesas, vão ser vistos  por um canudo, as justas regalias?
O meu receio é que as empresas portuguesas,(algumas empresas) viciadas na exploração por cá, se aporveitem do sistema acomodado dos que trabalham e vivem dos ordenados, pois o que se passa nas luxuosas empresas em Varadero, é um escândalo de exploração, com o conhecimento dos camaradas instalados em Havana.
Os do poder com 40 anos, tem em mãos a via aberta para uma sociedade quase perfeita e controlada, onde não existem crimes de rua, a saúde apoiada é um exemplo, falta apenas alguma controlada liberdade, desde sindicatos livres, soltar os preses políticos. Gostaria que evoluíssem nos seus princípios, alargando as práticas marxistas aos tempos de hoje, melhorando as condições de vida de um povo que merece sair daquele quadro social, justamente para além da ideologia, onde ninguem deve meter o nariz muito menos os americanos, bestas de cargas e embargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!