sexta-feira, 9 de maio de 2014

Direitos Humanos e o Socialismo Democrático do Sr Mário Soares.



Se prefiro os exemplos, ás teorias da conspiração, ridicularizadas e desacreditadas, digo-vos já que o meu ceticismo sobre o Sr Mário Soares, é total. Percebo assim  que a minha participação cívica, é reduzida, comparada com  os grandes senhores do poder politico e religioso, por vezes as fontes degradadas da demagogia, excêntrica e enganadora, fingindo que amam as grandes causas da justiça e do bem comum, mas calam a desgraça que não os magoa e náo querem sequer olhar.
A mim, cidadão de ruas e praças, pouco mais me resta do que assumir o meu cívico voto, ou no melhor da minha vontade, colaborar com iniciativas de cultura popular, já que a minha base social, por aí está vinculada desde sempre, limitando-me a ser gente que sente e que contesta as hipocrisias dos que nos querem vender gato por lebre.
Agora o Sr Mário Soares, o português de todas as liberdades, não pertence a estas ruas e a estas praças, já que vociferou pelo país e pelo mundo, as grandes causas da Declaração Universal de Direitos Humanos, enchendo-me a cabeça de sonhos com o seu socialismo democrático, quando as palavras que faz no presente, são uma especie de traição ao seu passado.
Mário Soares  gritou contra a euforia do totalitarismo,(respeito o que o casal Soares, sofreu com a PIDE) mas hoje fecha os olhos a outros fascismos da economia, caindo de joelhos junto dos poderosos da Europa e do seu país, o qual, sejamos justos, ajudou a libertar. O povo aplaudiu-o em jornadas de esperança, acenou com o  pavor de nos ser roubada a  liberdade de expressão, e o povo continuou a  acreditar no messias, vindo do exílio, mas os resultados e os exemplos da sua miragem politica, são hoje um  monumental engano para os que acreditaram em valores sociais e  que acabou por negar a si próprio. Se a democracia é um processo de defender as minorias e os mais fracos da sociedade, o nosso paladino da liberdade, estatelou-se numa visão capitalista, que lhe retirou as honras do cidadão benemérito, sendo agora um idoso familiar e rodeado de honrarias, que estão longe de o fazer um ilustre  e brilhante defensor do que toda a vida pretendeu insinuar, porque carregado de politica e de menos humanismo,( sem este fundamental critério)  o que lhe resta é ideologia.
Os direitos humanos do Sr Mário Soares, são hoje as suas fundações e os privilégios de ter sido presidente e ministro desta pátria, que ajudou a dividir, apoiando o poder politico e econômico, e a outra parte a estender a mão ás instituições de solidariedade, enquanto o povo de que falava nos comícios de Abril, e depois , está  agora no seu esquecimento.
Se leu a carta dos Direitos Humanos, ou se fala em Luther King, esqueceu-se o que  os direitos das pessoas, não é só soltar os presos politicos, é muito mais em cada pessoa dignificada pelo trabalho e não ser perseguida, È um povo que devia não fugir do país, onde lhes faltou padrões de vida decentes, entre outras pequenas e grandes dignidades, que fazem pessoas inteiras e em todos os momentos.

Um comentário:

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!