terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dividir para reinar, teve um comentário anónimo ( vá lá) que acabou por dignificar-se.


Uma cliente minha do Bairro Novo,(de temos idos) deixou-me um comentário,31 de Agosto 2014,23.18, o qual ao criticar-me naquele texto, não precisou de ridicularizar-me,elevando-se, mas foi dizendo que não devia rebaixar-me , porque me fica muito mal, apontando na sua critica o elevado saber, que criticar e humilhar, pode ser um grave sintoma de delinquência intelectual, não sendo o caso presente..
Conhece o meu percurso de vida e percebe a relevância de ter encontrado com gentes do mar, as minhas humildes raízes sociais, acentuando que evoluir não é renegar as minhas origens, ajudando-me a perceber que a sua abordagem ao meu texto, foi feito por uma pessoa que não precisou usar a falácia, mas o sentido critico e assumido da sua opinião..
Afinal a pessoa que consegue ver problemas em tudo está querendo um mundo perfeito ( digo eu ) mas nunca o seu narcisismo, o ajuda a libertar-se para o formato critico que motiva e dá exemplos éticos nesta matéria. A verdade é que a Exima cliente, abordou o meu texto numa elevada postura, abrindo-me caminhos novos e criticando-me numa base de educação,  que reconheço e apreciei.
Entendo neste comentário ( só lamento ser anónimo) que precisamos de criticar e ser criticados, uma regra que devemos assumir, ou então os que não forem capazes e com elegância de se baterem nestes contraditórios, ou sofrem complexos de perseguição, ou então preferem isolar-se no seu pequeno mundo, tão pequeno, quanto a  sua apertada democracia em ouvir e dizer, respeitando os outros, porque donos de si e da sua única razão, jamais aceitam criticas. Devemos compreender este estado psicológico, dotado de uma ilusória superioridade e que joga contra si, porque estagnada e soberba, originando só inimigos á sua volta. Este comentário que me criticou o texto, espero que volte, nada tem em comum com as guerrilhas que não fazem escola, muito menos gostam de partilhara o saber, impondo-o com "porrada e causando ferimentos!!!"
A Exma cliente veio trazer-me uma mensagem respeitada na critica que julgou fazer-me e justamente civilizada que me fez pensar e melhorar as minhas dificuldades, sobretudo quando se trata de avaliações de comportamentos., os meus e dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!