terça-feira, 25 de agosto de 2015

Tabus e mitos---Silvina Queirós

Ser ou não ser advogado do diabo? Se quiserem fazer o favor de me entenderem, de que  não estou a favor, ou a defender uma causa politica que me ultrapassa, permitam-me então assumir a minha  livre opinião, vincadamente a favor da liberdade de expressão, apenas isso. Quando  naquela rubrica, da responsabilidade da Sra Silvina Queirós, se lamentava no Foz Mondego Radio 99.1, da omissão dos órgãos de comunicação social, face ao comício da C.D:U, realizado na Figueira da Foz, eu tinha um bocado com tal atitude e já vão saber os motivos que me agradaram, isto pelo facto. se não me sentir, é porque sou filho da má gente?.
Aceito as vossas criticas sobre a minha presunção: Fazem bem criticar-me, pode ser que aprenda alguma coisa. Mas tenho a satisfação, por ter sido convidada por mim e perceber hoje que na sua rubrica, não existe censura na Foz Mondego Rádio, se tivermos em conta que nada tenho que me expressar sobre os conteúdos daqueles colaboradores, sendo essa regra do departamento de informação, que nunca por mim foi ultrapassada, cabendo sempre ao Sr Jorge Nogueira, a ultima decisão sobre as colaborações por mim convidadas.  Sendo assim no dizer da Sra, Silvina Queirós, há por ai fantasmas de omissões na comunicação social, sobretudo contra os comunistas. No  caso da Rádio, foi fluente e livre e eu que a convidei, claro que sorri com a liberdade que tanto amo e que Silvina Queirós, defendeu com rigor. dizendo que o que pensava sobre aquelas omissões. Curiosamente, já hoje o D.C, publicava uma noticia sobre a entrevista do dr Jorge Camarneiro, naquela rádio e defendia a mesma causa da liberdade de expressão, talvez por essa simpatia não tenho a simpatia para com ditadores.
Alice Mano Carbonnier, Dr Eurico Silva, Aldina Matias, Nelson Gafanhão, Antônio Oliveira, o desporto que se iniciou no domingo,Montemor deu á foz, do meu amigo Matos, jamais tiveram da minha parte, nem podiam ter, o que quer que fosse sobre orientações nos seus programas,
isto para dizer que considero a liberdade de nos manifestarmos com responsabilidade cívica, uma  conquista de Abril, cabendo aos jornalistas profissionais no pais( não faço parte dessa elite)
defender o que nos resta de dignidade e coragem de enfrentarmos os que nos querem roubar este precioso elemento de nos sentirmos livres e arrojados, aqui sim, defendendo causas e os seus valores humanos e sociais, combatendo os fanatismos da politica e da religião,Nasci livre e quero morrer com este ideal pelo respeito da vida dos outros e da minha,
Por fim e com o mesmo rigor. digo-vos com prazer que percebi na rubrica da Sra, Silvina Queirós, o seu entusiasmo em Tabus e Mitos, mas fiquei a pensar e sabem em que tragédia? Sim tragédia de humilhações, feitas de uns para outros.porque o poder é mesquinho e mata-se a si em odiosas perseguições. deixo-vos este alerta, meus caros amigos, se um dia....Sim, se um dia::.
O que será um dia a C.D .U. no poder? Sim o que fará? Quando sabemos que em todos os partidos, as franjas do sectarismo é cego e o que hoje defendem a favor das cidadanias, pode tornar-se nos mesmos formatos com  as velhas e rancorosas omissões, que não fazem parte do meu modesto jornalismo amador. A democracia é um dom e um jeito de a viver partilhada e não gosta do poder pelo poder.Na C.D.U, mal fora se não existissem democratas, mas cuidado com a velhice do Olimpiozinho, obrigado cavalheiro, sinal de amizade, como nos outros partidos, a mesma e voraz "fome" do domínio sobre os outros que não pensam igual, porque nos partidos, os ultimos a fecharem as portas, estão lixados, carregam as bandeiras e pagam os almoços. Um povo que vota livremente e não percebeu ainda quem o roubou e acredita no Pai Natal, terá que refletir e muito.   Abraço e viva a tua e a minha vontade de sermos livres nas nossas opiniões no respeito civico de sermos gente. mesmo que sejamos os pés rapados, não deixamos de o ser.

Um comentário:

  1. Excelente artigo de análise em defesa da Liberdade de Expressão. Caro Amigo a frase que vou citar não é minha mas recentemente alguém me disse " A Figueira nunca terá evolução enquanto não for destruido o poder oculto que está dentro dela" De inicio fiquei surpreendido mas depois de uma análise calma e serena tenho vindo a verificar que esta frase tem muito de verdade. Talvez por aí se entendam melhor as criticas da Drª Silvina Queirós

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!