terça-feira, 6 de março de 2012

A emigração em Portugal



Esta série passou em 2006 na RTP.  São 5 programas sobre os vários ciclos da emigração em Portugal. Este video é do 4º progrma.
"A Sangria da Pátria ...é a história dos emigrantes portugueses que nos anos 60 abandonam os campos e partem para a Europa. A seguir à II Guerra Mundial a reconstrução Europeia faz-se com base em
políticas de recrutamento activo de trabalhadores do Sul da Europa e as portas abrem-se à emigração.
O atraso secular de Portugal, os entraves à modernização da agricultura, o início da guerra colonial e o endurecimento político do regime, empurram para fora do país os camponeses, sem perspectivas e cansados de uma vida de miséria. Em apenas 10 anos mais de um milhão e meio de pessoas sai de Portugal.
Dessas, perto de um milhão vai para a França. A salto, clandestinamente, atravessam a Espanha e os Pirinéus e instalam-se aos milhares nos bairros de lata à volta da cintura de Paris, na chamada Ile de France.
O programa retrata a situação social, política e económica da época e traça o percurso até aos dias de hoje desses homens e mulheres a que o jornal "Le Monde" chamou "les soutiers de l'Europe" - (os homens do porão da Europa) - e que em pouco tempo ascendem a um nível social e económico inesperado.
A RTP ouviu os protagonistas da História e também historiadores e investigadores que estudaram aquela a que o Prof. Eduardo Lourenço chama "a verdadeira Epopeia dos Portugueses". Além do próprio Eduardo Lourenço,
"A Sangria da Pátria" inclui depoimentos de Irene Pimentel, que tem investigado os Arquivos de Salazar, Victor Pereira com uma tese de doutoramento sobre a emigração no Estado Novo, Albano Cordeiro, Coordenador do Departamento de Sociologia da Imigração na Sorbonne, Marie-Christine Volovitch-Tavares historiadora e Coordenadora da secção portuguesa do Museu da Imigração que abrirá em breve as suas portas em Paris e ainda Juliette Minces, autora de várias obras sobre a imigração portuguesa em França e o trabalho.
Uma história praticamente desconhecida, nunca contada até hoje na televisão Portuguesa, com imagens nunca vistas do maior bairro de lata da Europa, por onde passaram pelo menos quinze mil portugueses. O testemunho vivo de um tempo para que nunca se possa apagar a memória de um povo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!