quarta-feira, 21 de março de 2012

Se fosse padre numa paróquia a procissão seria outra.

Sou pelas tradições das comunidades e das suas manifestações, que motivam a identificação cultural, os hábitos e costumes. Sem outras dúvidas sobre o que penso, já penso o contrário dos elevados custos das procissões, numa altura em que muitas famílias precisam de apoios, a Igreja devia ser e é , a porta aberta naquelas dificuldades para fiéis ou não. Se partilhei com a minha mulher em muitas procissões dos Passos do Senhor ,em Montemor-o-Velho, como irmãos da Santa Casa da Misericordia, como poderia estar contra? Não é isso, não...O que me altera a verdade da mensagem, é gastar-se 5,4 milhões em procissões , quando nas paróquias devem existir famílias a justificar apoios imediatos , daí no mistério de Cristo e da sua eterna mensagem. Dar comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede , seria um serviço misericordioso, elevadamente cristão, em vez de um orçamento ofensivo á dignidade dos que precisam de umas lascas de bacalhau e um bom pedaço de broa.
Se nesta altura ainda estivessemos irmãos activos na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia podem ter a certeza que pelo menos na mesa eu propunha uma proposta destas, já que de porta em porta, a comissão da Irmandade, busca as receitas para a festa dos cristãos, diria, para uma procissão que da Igreja dos Anjos, até a Alcaçova no castelo, noite dentro, simboliza o martirio de Jesus Cristo, a caminho do Calvário.
Como diria o Exm. Bispo de Setúbal, amar a Deus e não amar o próximo, é um falso sentimento de fé, por isso e para o meu entendimento, as familias carenciadas,estariam sempre primeiro, do que gastar-se os 5,4 milhões em procissões e depois passar o cortejo e.percebermos que naquela casa , um homem, uma mulher ou criança se deitou sem ceia.
Ora isto não é armar aos cágados com demagogias , é sentir o paradoxo da questão e é ainda perceber que é mais fácil um camelo entrar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no reino dos céus. Já que em muitas circunstancias a ostentação da Igreja , faz corar de vergonha o SENHOR JESUS CRISTO, que tudo sabe e perdoa porque a carne é fraca e a soberba é muita.

3 comentários:

  1. "NEM SÓ DE PÂO VIVE O HOMEM !
    (Uma frase de Jesus Cristo)

    ResponderExcluir
  2. Acho que percebeste mal essa notícia. Por acaso ouvi umas senhoras a queixarem-se disto mesmo, quando fui a Coimbra, que gastavam muito, que era caro alugar a roupa e que as costureiras não queriam fazer e que até havia muitas, e que talvez ficasse mais barato. Foi em relação a uma das procissões daqui da zona, Tentúgal ou isso, não sei...Elas gostam disso e queriam levar os filhos pequenos, também vestidos. Não sei se os padres são pagos, mas isso deve ser repartido por todos, nem seria muito, o problema é o resto.

    A notícia é esta:
    Vestir os quase 200 mil figurantes das 700 procissões dos Passos que, todos os anos, na Quaresma, se realizam em Portugal, custa às famílias qualquer coisa como 5,4 milhões de euros.

    É que, apesar da crise que o País vive, o número de participantes nos cortejos religiosos não tem baixado e os preços de vestimentas e ornamentações também não.
    "No ano passado, uma das minhas filhas veio de anjinho, mas este ano vão as três. É uma forma de pedir a Cristo que nos ajude", disse ao CM Susana Matos, da freguesia de S. Jerónimo de Real, em Braga, cujas ruas se vestiram ontem de roxo para a tradicional passagem do Senhor dos Passos.
    Ana Juste, que também vestiu duas filhas de anjinho, diz que "os preços do aluguer da roupa podiam baixar porque o dinheiro é pouco, mas continuam nos 27 euros como em 2011".
    As procissões dos Passos, que se realizam em todas as dioceses nos cinco domingos que antecedem a Páscoa, com particular incidência nos que lhe são mais próximos, são, na verdade, representações da Via-Sacra.
    O ponto alto costuma ser o encontro de Jesus com sua Mãe, altura em que acontece o sermão, em que, em algumas terras, o pregador dá tal ênfase à descrição do sofrimento de Cristo que a assistência não consegue conter as lágrimas.
    Mas há outras procissões e representações religiosas próprias da Quaresma, que também acontecem em grande número no nosso país, como as procissões de Ramos (no domingo que abre a Semana Santa), das endoenças (na Semana Santa de Braga chama--se Senhor Ecce Homo), as do Enterro do Senhor e os Autos da Paixão.
    As mais célebres e antigas solenidades do País são, de facto, as da Semana Santa de Braga que, para além de outras cerimónias, contam com seis procissões: de Ramos, dos Passos, da Senhora da Burrinha, do Senhor Ecce Homo, Teofórica (no interior da Catedral) e do Enterro do Senhor. Aliás, as principais ruas do centro histórico da cidade já estão ornamentadas, em tons de lilás, lembrando aos moradores e turistas que a Semana Santa está próxima.

    ResponderExcluir
  3. A notícia baseia-se num cálculo mal feito. A senhora diz que pagou 27€, mas pelas três meninas. Ora, 27/3 = 9 euros por figura. Recalculemos: 9 euros a multiplicar por 200 mil dá 1 milhão e 800 mil euros. E digo-lhe, sou filho de uma senhora que confecciona essas roupas - uma das maiores casas do país no ramo - e desconheço que a minha mãe seja milionária.
    Quanto ao resto, é sensacionalismo. O problema da Igreja e da fé cristãs não está aqui, nem é daqui que o dinheiro se movimenta.

    cumprimentos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!