quinta-feira, 1 de março de 2012

Viva Salazar !!!


Essa agora Sr. Anónimo. Respondo hoje ao seu comentário sobre Salazar e as cunhas aos nazistas, que mereceu a sua atenção que agradeço. Não sei se vou ser ridículo, mas faço questão que conheça as minhas convicções sociais e humanas, que a meu ver não têm carga ideológica, tão pouco cultivo o fascismo puro do Salazarismo nem o comunismo, que tiveram ao longo da história as valas comuns para os seus mortos e quantos milhões!
Nasci no Casal Novo do Rio, Montemor-o-Velho em 1940, num meio rural, mas com sorte, pois o meu pai tinha um ordenado de guarda-rios, e a família trabalhava as terras, de modo que sempre tivemos broa, salgadeira da matança do porco, vinho na adega, uma verdadeira burguesia naquele tempo. Por isso eu digo que esta transparência é ridícula ao falar de mim, mas é das outras famílias que passavam fome, que pediam milho para coser a broa no inverno em que os campos estavam inundados, para depois pagarem com a jorna, aos lavradores mais abastados, logo que se iniciassem as sementeiras nos campos do Mondego.
Sei o que foi a pobreza extrema em muitas famílias e quando venho para a Figueira da Foz aos 14 anos, trabalhando como barbeiro, o choque social foi enorme , pois tinha deixado as minhas gentes, trabalhando as terras do nascer ao por do sol, por um prato de caldo, se é que o comiam. E a cidade deu-me esperança e conforto físico e moral, mas deu-me para sempre a solidariedade que devo aos injustiçados da vida e de crápulas sem sentimentos pelo próximo. Depois da segunda guerra mundial, Salazar com a cegueira do seu isolamento, enquanto a Europa se abria á democracia,manteve a mesma feição autoritária, ignorando a onda de mudança dos novos valores da igualdade , porque Salazar , não tinha esse sentimento e sonhava com a sua policia politica e as prisões da sua e nossa vergonha, porque prender um homem e torturá-lo só porque pensa diferente,  só mesmo um regime ditador. Deu-se nessa época uma forte corrente de portugueses emigrados ,já que por, exemplo, a agricultura não estava desenvolvida.  Vá ao Alentejo, e conviva com os velhos como eu e ficará como eu já fiquei, tristemente revoltado com tanta injustiça nessa época, de miseráveis ataques á dignidade humana. Terei que abreviar esta minha opinião, mas recordo-lhe que em 1949,Norton de Matos, ao enfrentar Carmona , para presidente da República , teve repressão brutal, por isso é muito ridiculo que me venha falar na oposição que não existia por falta de condições para a praticar livremente. Quanto aos mendigos que diz não haver, não sei que idade tem , mas faziam fila em Montemor- Velho, tal como hoje, mas isso é outra história da democracia e dos gajos que se aproveitaram e mandaram ás malvas o carenciado povo, como ainda hoje acontece. Essa ideia das artes e das letras, eram lacaios do fascismo e não do povo, e Salazar serviu-se deles para fazer a sua propaganda do regime , ou não sabe o que acontecia aos que não se ajoelhavam ao seu amigo António Oliveira Salazar? Também tivemos um Nobel, não foi só Egas Moniz. Creia meu caro que não simpatizo com ditaduras comunistas e outras que tais , muito embora me considere um homem do povo e da democracia . Mas José Saramago, tendo sido comunista , Fidel enviou condolências á família, as suas obras são elevadas de saber, aproveite e leia, ele agora não pode comer criancinhas. Não citou os horrores do holocausto, ou pretende branquear tais crimes , como aconteceu com a PIDE , mas por hoje já chega para saber que está com um cidadão que ama a liberdade para todos sem excepções , porque os tiranos ficam na historia mas negativamente e sempre com maus exemplos.

Um comentário:

  1. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/perigo-na-linha-de-sintra

    um relato de dois jornalistas , mas vivemos ou não vivemos melhor ? realmente desde 74 animação não nos falta !

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!