domingo, 11 de março de 2012

Ó Sr. polícia: leve a biciclete e dê-me o troco.

O Paulino era uma pessoa humilde e educada: a sua casa era uma pequena barraca que eu conhecia, nas traseiras da rua D.José I. onde alta noite o Paulino cantava para seu mal espantar. Deixou pela cidade da Figueira da Foz a sua rara espontaniedade e simpatia, de graça fácil e comovente, porque o Paulino não tinha a maldade da humanidade, já que um copito e a sua vida ao sabor dos dias,o preenchiam e quem sabe se não foi feliz assim. Nos Verões, a Figueira da Foz, recebia uns tantos polícias de Coimbra, vinham apoiar os seus colegas na manutenção da ordem, só que um deles que não conhecia os atributos repentistas do Paulino, chamou-o à razão para uma infracção de trânsito, ou outra circunstância que justificou o zelo da autoridade: sabe, vou multá-lo, disse-lhe o polícia de Coimbra, e de passagem pela Figueira da Foz, num Verão já distante de mim e deles. O Paulino não fazia mal a uma mosca morta, a cidade gostava das suas graças e respeitava-o, mas o polícia não o conhecia e diz quem assistiu que a cena foi engraçada e que o polícia acabou amigo do Paulino. Algumas pessoas se juntaram a esta cena entre o polícia e o Paulino, mas quem não desarmou e pretendia pagar a multa , era o Paulino, que vivia das moedas dos outros, mas honra é honra, e vai daí , disse ao polícia, no meio de uma saborosa risada:
- Ó SR. POLICIA LEVE A BICICLETE E DÊ-ME O TROCO! 

O Paulino era asssim simples e muito fácil a sua comunicação com toda a gente: ó Sr.Dr., ó Sr Dr., costumava dizer. E quando bebia o seu copito: Estas águas são do melhor.
Parafrasenado o bom cidadão da Figueira da Foz, como que a recordar os simples da vida, também eu e acreditem que não tenho graça nenhuma, me apetecia pedir aos polícias de todas as cidades do país, que me levassem a maior parte dos políticos  rejeitando de todo qualquer troco de volta, porque nestas tricas do Cavaco e Sócrates, só uma boa piada do Paulino nos podia fazer rir. Ao contrário destes gajos que perdem o seu tempo com merdices, enquanto os problemas se agravam para tantas e tantas famílias, o nosso Paulino ganhou o meu respeito e solidariedade.O mesmo não penso destes" patriotas."


3 comentários:

  1. CARO AMIGO: Valha-nos isto!...Rir, nunca fez mal a ninguém... Recordar o cidadão_ Sr.Paulino_, (figura típica do meio figueirense), não é para todos...É só, e simplesmente só, para quem um "pouquinho" de sensibilidade humana. Já agora,e se tiver oportunidade, dê um "saltinho" ao meu blogue e ria também um pouco... UM ABRAÇO RUI LOURENÇO

    ResponderExcluir
  2. Caro Rui.
    Não consigo o seu contacto,sou mesmo maçarico
    Envie por favor.Olimpio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SR. OLIMPIO: O MEU CONTACTO É: ruivais-marvivo.blogspot.com.OU AINDA ATRAVÉS DO MAIL:gomes602010@hotmail.com.PODE FAZER A PESQUISA MESMO ATRAVÉS DO SEU BLOGUE; ASSIM É MAIS FÁCIL. UM ABRAÇO. RUI LOURENÇO

      Excluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!