segunda-feira, 6 de maio de 2013

A minha cordial opinião ao Sr José Alberto. Aldeia Olimpica

Permita-me que lhe responda da "minha casa", ao seu excelente texto sobre Budas de Kansas City. Em vez de o fazer aligeirado num rápido comentário no vosso blogue, aproveito também a oportunidade para vos saudar, já que o Alexandre e o Fernando, fazem parte dos" terroristas" da Cova Gala, onde está incluído o Agostinho, o Pedro, o Sílvio. Já agora se o Benfica for campeão, o Sr José Alberto, também fica convidado a fazer parte deste "tenebroso grupo" que não tomam vitaminas para ter os seus apetites na gastronomia.
A outra questão prende-se com a sua opinião sobre a degradação de Havana, que ambos admiramos na sua matriz urbana, sem duvida um jardim plantado sobre a espectacular Malécon. Porém, uma longa revolução estatizada no tempo, não foi capaz de cuidar, tal qual o nosso Abril, com a vigarice do socialismo democrático e o vexame de sabermos que temos famílias com fome, como acontece em Havana, onde o Banco Alimentar," fazia a minha e a alegria dos cubanos.Daí não perceber a má vontade de uma certa esquerda que repudia a solidariedade,( não gosto da palavra caridade,) quando sabemos que a fome no mundo é uma grande tragédia social e humana. Mas atenção, não vou cair na burrice de apregoar que tudo é uma desgraça na Ilha, pois varias leituras que tenho feito sobre a sua avançada ciência, o combate ao analfebitismo que baixou de 35% para 3%, entre outras vertentes revolucionárias, levam-me a pensar nos ideais alheios ao lucro, pois só assim se compreende que um médico e depois de se formar pago pelo estado, tenha depois uma vida de arrepiante modéstia, como é o caso dos meus amigos médicos, os Milagros em Matanças, Em boa verdade os americanos não conseguiram minar este serviço excelente ao povo, apesar do criminoso embargo, esta verdadeira causa social ao partido e ao povo é um bom exemplo Mas a culpa de uma economia difícil, como sabe, não é totalmente dessa teimosia dos americanos, pois com as alterações da União Soviética, os apoios foram muito negativos para o regime e a economia cubana. Gostei francamente do que escreveu sobre a pobreza nas cidades americanas; Deus abençoai a América, e depois vivem da guerra e do sangue derramado á sua medida. Assumo as minhas convicções sociais sem o controverso espírito das ideologias; Para mim onde existir um sacana que trame o nosso semelhante,tenho o dever de o denunciar e não partilhar com ele o seu ódio colectivo ou não. Parece-me que sinto a subtil ingenuidade do cidadão comum como eu sou, mas há neste modo de agir uma experiência de 72 anos, onde correr a foguetes já leva o seu tempo,.porque isto de revoluções, veja o que nos aconteceu em Portugal, enquanto que em Cuba , não faz sentido também que depois de tantos anos de revolução, o povo esteja num demoníaco colete de forças e com uma perversa e angustiada qualidade de vida que me emocionou em muitas circunstancias; ler a ultima Voz da Figueira e o D.C. se assim o desejar.
Voltando a Havana, um belo jardim, cuja arquitetura justificava cuidados maiores ao longo da revolução, escreveu que as reuniões para estudos de conservação, não sofreram nenhuma censura, se bem entendi o texto e a sua opinião pois é disso que estamos a tratar e não vamos presos por tal facto!.
Ó Sr José Alberto! Pretende então valorizar a liberdade da reunião, ou sou eu que não vejo um boi nos imensos campos ribatejanos?
Um governo com aquelas carecteristicas do Sr Fidel de Castro, não censura a sua revolução e a nobreza do seu partido, mas como sabe aperta os calos a quem se atreve a questioná-lo, ou desconhece os milhares de presos políticos em várias prisões do país? Sabe meu caro Sr. José Alberto: desta vez não fui para Varadero, apanhar sol nas belas praias, desta vez vivi com intensidade pelas ruas, avenidas e cidadelas com os guias cubanos a sua realidade social, visitando, inclusive , modestas famílias, por isso lhe pergunto se conhece as cidadelas? A mesma vergonha dos governos que tivemos no país, que deixam ainda os nossos semelhantes em Portugal a cagar no buraco, neste lugar que é nosso e que muitos filhos da mãe, ultrajaram, este é o meu partido e a minha fé no bem comum, denunciando-os e libertando-me na mais correta parcialidade dos meus protestos.
Não tenho o complexo do internacionalismo e das suas ideologias que só me serviam na confusão das minhas contestações, isso não; onde houver sacanas e métodos desumanos, e por cá e por lá temos muitos, que esmagam o próximo e lhes roubam o seu sentir, não contem comigo e com o meu péssimo feitio. Repare e tenha certeza que eu não sofro da perseguição do anti-comunismo, pois voto no Partido Comunista, mas enquanto tivermos um quadro parlamentar e livres eleições, só assim acontece comigo, mas em Cuba era de todo impossível esta minha atitude cívica, como deve compreender,esperando não o ofender porque não é essa a minha libertação na convicta intenção. Ora o meu caro Sr José Alberto, não denuncia esse ferrete do partido único, apesar do escorreito estilo literário que muito apreciei no seu texto
Por outro lado o Sr. José Alberto, ou eu, como poderíamos viver com 260 cuc, mês, porque falar aos cubanos em subsidios de ferias ou natal, é o mesmo que lhes falar em chinês, daí a prostituição aos 14 -15 anos, daí uma pobreza que magoa e uma ditadura que não desejava para mim e para o meu povo, apesar da Ana Leal T.V.I, se queixar e com razão, mas fazer comparações, só quem não conhece a quinta do Sr Fidel de Castro, como eu e o Sr José Alberto, bem conhecemos. Um país maravilhoso no seu clima e a simpatia de um povo generoso numa capital que é um mistério para os que a visitam e também os que nunca pisaram o chão da Ilha,fazem os mais díspares comentários! Como dizia o Rodolfo, que fugiu da policia , quando comigo caminhava ,porque são perseguidos desde que falem com turistas, eles tem chicas,coches, ouro e mostrou-me a sua carteira vazia
Mas há uma conquista da revolução que merece aplauso; o apoio na doença e o ensino, objectivos que estes gajos destruíram na nossa revolução, mas acredite que os jovens se interrogam hoje se merece a gratuitidade da formatura, pois terão depois uma cruel exploração pela vida fora Falta bastante aos economistas e aos políticos, fazedores de mentiras, a viabilidade de sociedades equilibradas, se temos por cá uns gananciosos que só por lerem um relatório medico, são tão generosos que cobram o mesmo dinheiro da consulta! Em Cuba , como é o caso da família Milagros em Matanças, cujo filho Marcos, está em Almada, tentanto ficar por cá para fugir a uma
esperada e difícil vida, o sistema devia melhorar os salários e outros meios de sustentabilidade, então sim teriamos um país quase perfeito e bonito de mais, onde perto de 3 milhões de turistas por ano, vão em visita e uma grande parte volta segunda vez como foi o meu caso Dentro de 3 anos vou voltar a Havana, só se tiver o azar de algum bufo ter lido o que tenho escrito da minha experiência, então terei que ter cuidado! Desta vez o meu Elo Mano Gilberto, um dos meus guias prepara-me uma casa por 25 cuc por dia. Banhos diários, T.V. salas e cozinha para poder fazermos o comer se for caso disso. Quem sabe se o Sr José Alberto, não aproveita esta viagem, quem sabe? Mas não acredito que seja martir da sua ideologia, pedindo asilo politico num país onde o embargo é um verdadeiro crime dos americanos , que não se sensilizam com um povo onde tudo falta, menos o apoio na saúde e no ensino, mas na proxima vou falar-lhe das aldeias cubanas, pois é lá que recordamos as nossas com a leveza de nos sentirmos , em função da comparação, tranquilos neste cantinho que é nosso e sabe bem.

Aceite a minha cordialidade.

Um comentário:

  1. É muito complicado entender a responsabilidade dos Americanos, pelos problemas Cubanos!!! quando estes se cansaram de exportar a sua revolução a outros países, sem ser convidados! Cada quem assuma as suas responsabilidades. Tenho entendido, que a America só exige ao governo Cubano, liberdade polica na ilha, que Fidel tem negado desde há cinquenta e tal anos. Este é o problema de Cuba,como o amigo Olimpio tem observado. Não há alternativa, nem liberdade politica. Os meus cumprimentos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!