domingo, 15 de junho de 2014

Santo António fez o milagre do bairrismo, no Castelo de Montemor-o-Velho.

O Montemorense, voltou a organizar na colina do Castelo, os festejos da quadra, levando várias dezenas de pessoas, a experimentar o novo projecto da escada rolante, dizendo-vos desde já, que veio trazer aos utentes, novos motivos de apreço aos que visitam aquela joia de monumentalidade.
Não percebo os críticos do inovador projecto, de custos elevados, não sei, mas não sentir a beleza na escalada  rolante, sobretudo de noite, porque a Vila vai ficando, iluminada no fundo, desculpem lá a vossa opinião critica que deve ser fundamentada para que eu perceba os vossos critérios de avaliação.
Foi curioso que me recordei do Licínio Costeira, Brasil, face á sua opinião sobre a escada rolante, não muito do seu agrado, mas tenho a certeza se subir ao Castelo, durante a noite, vai modificar a sua opinião?
Quanto á festa do povo, deixo-vos algumas fotos para os interessados destas manifestações, porque sabe bem mandar os preconceitos ás malvas, nestas folias da naturalidade em que os convencidos e os que gostam do recato, perdem a oportunidade de se desnudar de pesados fardos. Nos marchantes, envolveram-se mulheres casadas, com os seus filhos, as soliteiras, ou não fosse noite de Santo António, as crianças, homens maduros e outros jovens, enfim, uma grande lição de bairrismo, disponibilidade para partilhar e viver uma festa popular que nos ajudou numas horas de camaradagem em noite de memórias.
Na primeira foto.. Os marchantes dentro das ruínas da capela de Santo António.
Na segunda foto. A escada rolante que nos leva da Rua Direita, rua principal, até ao castelo, principiando-se aí as diversas  visitas a um castelo, que remonta a sua origem, a 500 anos A.C. A ultima fotografia, mostra a Vila iluminada, um espectáculo a não perder, isto porque outras terras se vislumbram na noite.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!