sexta-feira, 25 de março de 2016

Ramona ?


Julgo que o nome que se dá a um carro da policia, ou dos serviços prisionais, para transporte de detidos ou presos, se dá pelo nome de ramona, termo popular, que nas trágicas prisões do Salazarismo, empurravam os contestatários do regime, para dentro da ramona, com estupida brutalidade. Assisti uma vez no Rossio, a uma cena destas, tendo fugido pelo Chiado, a caminho do meu quarto, na Rua da Bica. Esta vil atitude, anti- social e humana, que alguns comunistas, não tem a coragem em denunciar, não os beneficia na imagem que querem fazer passar do seu amor ao próximo, isto é, na tão subtil e cantada fraternidade. As imagens que todos viram na televisão, em que as mulheres vestidas de branco, foram empurradas para dentro da ramona, foi como que um murro nos meus sentidos, ao recordar-me do que vi na Rossio, no tempo negro do fascismo, porque ramonas, são um ultraje aos homens e mulheres que lutam pela liberdade, aqui fica o meu protesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!