quinta-feira, 3 de março de 2016

Rebento de injustiça se não vos falar das meninas de Dina Matias.


Ao longo da minha vida conheci animadores/as culturais que me deixaram preso á humildade dos seus exemplos no colectivo das causas populares. Descobri agora na Cova Gala e depois de 30 anos dedicados á sua terra, a Dina Matias, trazendo-vos duas fotografias das suas meninas que a respeitam e a estimam, porque motivadas e ensaiadas pela sua arte.
Estas pessoas, que não precisam dos meus louvores, eu é que preciso delas para me situar na minha modesta  partilha destes exemplos, deviam ser agraciadas com a medalha de mérito local, pelo Sr Cavaco Silva, em vez do costureiro da sua mulher.
Dina Matias, entre outras pessoas, claro,fazem a história cultural/ popular da Freguesia de São Pedro, recriando-lhe os seus valores nas danças e nas cantigas das suas gentes, também na poesia. como aconteceu com o belo espectaculo com as Mulheres da Beira Mar, no domingo passado.
As minhas meninas estão cansadas, façam o favor de se sentar no chão, disse Dina Matias, escutando-se uma prolongada salva de palmas, onde se sentou também no chão a beleza das coisas simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!