terça-feira, 26 de agosto de 2014

Armando Figo, é um cronista ou um colunista ?

Este meu conhecido cidadão de Pereira de Campo, com o qual perdi contacto, desde há muitos anos, em Terras de Montemor, acompanhando-o apenas as suas crónicas nos Jornais da Região Centro, tem um estilo narrativo que abdica do jornalismo mexeriqueiro, centralizado na perseguição ás pessoas politicas ou públicas, fazendo do seus conteúdos, algo de poético e da premente realidade dos nossos dias e da própria existência humana.
Gosto de o ler há muitos anos, porque entendo que a sua escrita não é um produto efémero e com prazo de validade, como acontece com o colunista, opinativo e tantas vezes  mal dizer e perseguidor, tratando os temas em choque e alguma conflitualidade , ao contrário do cronista que lhe transmite vida e noções absolutas do que se pretende analisar. Se tiver a curiosidade de ler a crônica do assassinato de Catarina Eufémia, vai reconhecer a força ética e de elevado espirito narrativo do trágico crime em Baleizão, 1954.
Conhecendo como conheço Armando Figo, não faz deste odioso crime a bandeira do comunismo e dos seus crimes históricos, aproveitando-se daquela tragédia para fins políticos como muitos já o fizeram. Armando Figo, retrata  os valores da vida, a justiça social e a vertente  das grandes causas sociais.
Confessado anti-Salazarista, criticando desassombradamente os regimes totalitários, este cronista de Pereira de Campo, justifica nas suas crônicas, que enquanto o homem for lobo do homem, a sociedade poderá ter avançado em todas as áreas das tecnologias, mas nunca se libertará  na solidariedade se não olhar para o outro como companheiro de uma curta viagem, elevando-o, ao contrário de o humilhar e o reduzir a tiros  de metralhadora  !

Um comentário:

  1. Bom dia, caro sr. Olímpio. Acabei de ler um artigo de Armando Figo de Pereira do Campo no DC e nas minhas buscas dei com o seu artigo. Se tinha vontade de conhecer o sr. Armando Figo, aumentou a minha vontade com o seu belíssimo texto.

    Sou um caricaturista e cartunista de Coimbra e pode encontrar o meu trabalho na página do Facebook «Movimento de Humor».

    Bem haja e espero até breve.

    José Augusto F. Gomes

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!