sexta-feira, 8 de maio de 2015

A psicose dos fundamentalistas


 Não é fácil conviver com este tipo de pessoas. Só  elas pensam que estão certas, rigorosas na suas regras que acabam por nos mostrar a sua obediência ao conservadorismo das ideias, quer sejam na politica ou na religião, há que ter paciência e enfrentá-los com o crescimento da entreajuda e do diálogo? Sempre complicado, quem duvida ? Porque transformam a verdade em mentira, não voltando atrás com o que pensam e dizem, desafiando a morte e a certeza do paraíso? Este  fundamentalismo também se encontra no mediano caseirismo, de rua em rua e ao virar da esquina, cavando o buraco para o seu enterro, onde poucos se juntam para lhes manifestar solidariedade, até então, desesperadamente demolidora e proveniente de um umbigo, saliente e egoísta. O fundamentalista parece humilde na sua opinião, mas está longe de possuir o dom da generalizada partilha do dizer e ouvir o outro que não existe, uma especie de nado-morto que não tem futuro, deveras pronto para morrer ás mãos destes homens de todas as razões, mas em nome do amor ao próximo? Não me façam rir com essa caridadezinha da politica cega e quantas vezes odiosa.
Não julguem que no nosso espaço democrático ( para já voto livremente e não sou preso por contestar os governos ) pois temos por aí as piores injustiças, basta verificar o que nos aconteceu com a corrupção e a fácil riqueza de uns tantos, mas o povo pode vencer e votar em alternativas, aproximando -se dos equilíbrios e da logica das vivências sociais, enquanto que em redor dos fundamentalistas nem pau nem bola.
Os que se batem pelo quadro alternativo da democracia, não tem medo de eleições livres,já que amam mais a liberdade  do que o poder absoluto. qualquer poder sobre o seu semelhante, quando se sabe  que a disciplina e as regras por estes valores  é outro formato, o de crescermos no civismo e na responsabilidade social, porque todos são os nossos camaradas de percurso, fazem parte deste processo e não deviam ser excluídos, como acontece em regimes fascistas colados ao poder, porque essa historia dos trabalhadores  dá pano para mangas.  Os fundamentalistas matam os que não pensam como eles convencidos que vivem no limite do tu cá tu lá com os de mais que são livres no universalismo das grandes causas, puro engano naquele ferrete, por mim contestado quando estou a cair de velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!