segunda-feira, 18 de maio de 2015

O rapaz que se arrastava



Existe nos seres humanos  o prazer em  fazer o mal, enquanto não descobrem no seu  intimo que o melhor prazer está no equilíbrio de nos situarmos no bem, coisa difícil na minha natureza e de cada um, mas temos que remar contra ventos, porque merece a pena.
Por aqui ninguém é Santo.Se  julgam que existe por cá essa divindade? Se pensar assim estou a precisar   de psiquiatria para chegar á conclusão da minha vulgaridade, no meio de tanta maldade.
Ser verdadeiro é outra coisa. Um dever  do meu quotidiano, de coisas que nos animam a viver com os outros, sem a caridadezinha ou a invenção soturna do bonzinho que vai á missa e depois é um sacana, engolindo a hóstia para mostrar aos outros a sua santidade que não existe Não percebo essa cosmética se vivo o quotidiano com intensidade e o seu realismo possível, não me traindo com falsos sentimentos de partilha,(muitos não a mereceram ) mas isso faz parte da natureza humana e não sinto que isso faça o meu desanimo.Este caso que vos relato hoje é da própria vida de todos e dos meus sonhos e no que me dá  a natureza. Fui eu o protagonista como poderiam ter sido outros. Não me revejo simbolo de nada, não  me preocupo  com as vossas criticas elas fazem parte dos encontros e desencontros,são precisas para me sentir igual e livre.Somos  iguais a milhões de pessoas que felizmente existem, enquanto outras existem só para si, mas vamos á realidade dos factos.
Se a vida é por vezes chocante, o caso do rapaz arrastado, é tão verdadeiro que não consegui ficar indiferente ou fingir que não percebia os seus gestos estranhos a merecer a minha atenção, face á sua inquietação gestual e aflitiva..
Estava sentado no murito que contorna o lago, junto ao Bar Borda do Rio, Freguesia de São Pedro, apertando a cabeça com as duas mãos e num estado desesperado,andrajosamente vestido ,de cabelo a soltar-se fora do boné.
Aproximei-me dele e sentei -me ao seu lado, perguntando-lhe o que e ele tinha e se tinha fome. Percebi que era mudo e que por gestos procurava manifestar-se, acenando-me com a cabeça que sim, tinha fome.
Do Bar veio a comida que mastigou como o fazem este tipo de deficientes, desconexos e doentios, ávidamente,,sôfregos, desaparecendo a comida num ápice, enquanto outras pessoas se aproximavam do viajante mal cuidado
Pouco depois levantou-se e caminhou com as pernas arqueadas, dando a ideia que mais á frente iria cair,  unindo os pés e as sapatilhas em forma de V. tal o seu arrastar e esforço para se mover, caminhando com dificuldade, provocada por uma aguda deficiência motora que se juntava á outra de não falar
Fui á minha vida e pouco depois quando já me dirigia para a Figueira da Foz, junto á rotunda do restaurante Lota Nova,encontrei-o e ofereci-lhe boleia.
A dificuldade em saber para onde pretendia ir foi enorme, mas avancei muito devagar pela ponte, pois corria o risco do rapaz abrir a porta do carro em andamento. Pedi-lhe calma, face à  agitação que mostrava e que me levou a pensar em o levar ao hospital ou então chamar a policia, não o deixando entregue ao acaso num qualquer sitio, como poderia fazer tal coisa?.
Pelos gestos que fazia, percebi que fugia de alguém, daquela localidade de S. Pedro, alguém que o agrediu como tentou explicar-me por gestos, tentando que eu entendesse  o sucedido e eu entendi que lhe deram pancada. Mostrou-me os braços e um pequeno arranhão na cara.  Fiquei preocupado. Que vou fazer com este rapaz, para onde vai? Mas ele sabia para onde queria ir, já que ao chegarmos ao cruzamento do Galo Douro, mandou-me parar o carro e saiu apressado, caminhando pela berma da  estrada, sempre a olhar para traz e levantando um dos braços, em geito de adeus. Entretanto, fiquei a olhá-lo até à curva, deixando de o ver,Julguei que o rapaz deficiente continuava a sua triste aventura. Liguei o carro e fui verificar  se continuava a caminhar, mas não. Subia a custo uma pequena ribanceira, que tinha sobre si alguns prédios o que me transmitiu tranquilidade. Decerto iria procurar pessoas da sua família, fugindo assim a estupidas agressões.o rapaz que se arrastava numa difícil mobilidade

2 comentários:

  1. Uma boa atitude.
    Não ficaria mal na "fotografia" se o tem levado até à policia, ou ter tirado uma foto do rapaz para poderem fazer averiguações, afinal estamos ao que parece perante uma atitude de violência, talvez doméstica/familiar, contra uma pessoa indefesa.
    Tenha uma boa semana já que os Belenenses deram a segunda ajuda que foi empataram contra os tripeiros, a outra tinha sido semanas atrás quando não apresentaram os melhores jogadores em campo contra os campeões, lembra??

    ResponderExcluir
  2. Dois dramas amigo barbeiro/cabeleireiro;
    Drama da(s) "deficiência(s)" e mais grave, o drama da violência caseira. Lamentável, só o Papa Francisco para alertar o mundo.
    Obs:
    O amigo continua a insistir numa coisa que não existe, localidade São Pedro, encaixe de uma vez por todas, NÃO EXISTE ponto.
    Explique-me, caso o Zé Elísio Pernas quisesse ter acabado com a Freguesia de S.Pedro, (conforme recentemente foi amplamente divulgado na imprensa local, regional e blogs), explique ao povo onde ficava esse pedaço de chão, explique por favor.
    Gostava na época (talvez uns 15 dias atrás) ter sabido a sua opinião acerca desse caso, mas o amigo foge com o rabo à seringa.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!