quinta-feira, 9 de julho de 2015

As duas faces da coroa

No  banco sul,Portinho da Cova Gala, há uma coroa, ou manto de areia, que nas vazantes das marés, se mostra generosa com a sua solidariedade, para com o povo do mar e do rio, convidando-o na apanha dos bivalves, um modo de vida talvez rentável para as gentes da Vila de São Pedro.
Volvidas 6 horas, a ordem natural das luas determina as enchentes das marés, cobrindo aquele espaço a que chamam coroa, num enorme e transparente lago, navegável pelas pequenas  embarcações.
A coroa ou o manto de areia, na maré cheia desaparece na imensidão da água abastecendo-se das variadas espécies, emergindo depois na maré baixa com o  esperado produto, ansiosamente aguardado pelas gentes do mar e rio que dali fazem algum rendimento, tão necessário nas familias covagalenses.
Mas a coroa ou o manto de areia, tal como o mar, não é constante no seu bem fazer... e não raro trás a desgraça também. Quantos lutos são contados em terra de pescadores, tantos!
Ontem no  velório do Sr. Rogério Afonso Ferreira, outra vítima da água, havia lágrimas, dor, e muito sofrimento entre os seus familiares, e amigos, não pude deixar de pensar, até com alguma revolta  de como o mar é cruel , o mar, o rio, a fatalidade que espreita a cada momento, e nada a impede de progredir na destruição do ser humano. Neste caso dum homem bom, que merecia viver.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!