sexta-feira, 17 de julho de 2015

Não construiram palácios mas construiram familas.


O título para esta minha opinião, ficou-me a martelar o juízo, sem o poder sacudir, como se faz a uma mosca que poisa e foge quando a sacudimos. Aquelas ou outras palavras do gênero, ou são aclaradas na sua origem, dando plenitude ao caracter delas, ou fico envergonhado de não lhes dar o testemunho que merecem. O mundo  é ruim e eu faço parte dele. Preciso de o sacudir e dar-lhe em cima com  estas diferenças para sentir que está errado e que um dia morre e não teve este privilegio de o viver em corpo e alma. 
O autor/a referia-se ao falecimento da Sra. Dorati da Conceição de Jesus Marçal,86 anos de idade, freguesia de São Pedro, ilustrando a personalidade da mulher do povo, valorizando-a na construção de uma família, formada por pessoas que se amam e que sabem perdoar-se nos conflitos, enfrentando-os de forma construtiva, isto pelo facto de não terem medo de assumir a suas imperfeições nas comunicações familiares
O autor/a foi muito feliz na comparação dos palaçios e das  famílias, inacessíveis a esta e muitas outras heroínas do nosso povo, percebendo-se o que o autor pretendia manifestar´sobre a vida exemplar, diria, na generalidade de muitas esposas e mães  que deixaram  de comer um pedaço de broa, para dar aos seus filhos. Escutei velhos e bravos homens do mar. Quantas  mães partiam ao alvorecer com a canastra de peixe para vender por terras próximas  e a primeira que chegasse á Cova Gala, dava de mamar ao seu filho e ao da sua vizinha. Onde estão os panteões para estas mulheres? Estão e quanto basta nos nossos corações. Voltando aos palácios e à sua  grandeza física, levando a sua criadagem, o prato de comida, para sítios mais ou menos escondidos, fazendo-lhes também os meninos de bem os filhos pela calada  da noite ! No meu sentir, nada tem em comum com a grandeza e as virtudes destas mulheres que são nossas porque as amamos incondicionalmente, se todos nós tivemos as mães que nos ensinaram a crescer e amar como pessoas atentas e justas em redor das famílias que também soubemos construir nas nossas vidas, porque antes estas únicas criaturas nos deixaram os seus exemplos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!