terça-feira, 21 de julho de 2015

Poema de João Pita, Freguesia de São Pedro

corda01
QUINTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2009

... 16 anos de idade, moço e pescador...





 ...
Tanto mar, tanto ar, tanto medo

Tanto frio, tanto nada, tanto gelo!



O que é que faço aqui?

Neste norte branco, neste vento.



Neste mundo, branca névoa.

Nesta bruma,

Nesta escuna

Neste bote, neste dóri.

Madeiro leve e lasso.

Nestas ondas deste mar

Do norte frio e de morte.

O que é que eu faço,

Que é que eu faço?



Quero fugir!

Fugir da ditadura

Da surriada, do trole, bacalhau

Da isca, da linha, zagaia e pingalim.

Este gelo corta como aço

Que tanto tortura, tanto dura.

O que é que eu faço,

Que é que eu faço?



A tanto mar, tanto ar, tanto medo

Tanto frio, tanto nada, tanto gelo!



O que é que faço aqui?

Neste norte branco, neste vento.



Neste mundo, branca névoa

Nesta bruma,

Nesta escuna

Neste bote, neste dóri

Madeiro, leve e lasso.

Nestas ondas deste mar

Do norte frio e de morte.





O que é que eu faço,

Que é que eu faço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!